Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 11 de outubro de 2018.
Dia Internacional do Combate à Obesidade.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

11/10/2018 - 01h00min. Alterada em 11/10 às 01h00min

Desenvolvimento infantil

Gabriela Kila
As creches ainda não são vistas como lugares de aprendizagem e de importância essencial no início da vida. Aqui pretendo refletir sobre a qualidade das creches e os aspectos do desenvolvimento infantil com a interação de professores e colegas.
A minha grande motivação para escrever sobre a qualidade das creches é que milhares de pais buscam a creche certa para colocar seus filhos, mas terminam escolhendo somente pelo espaço físico, não procuram saber o cronograma pedagógico, pensando assim podemos entender que o ensino infantil não tem importância. E para deixar claro podemos citar alguns aspectos que afirmam uma boa qualidade de ensino, ou seja, turmas reduzidas com um número de crianças para cada educador; cronograma pedagógico adequado para a faixa etária e ambiente físico e pátio com segurança.
As instituições que lidam com crianças deveriam saber a importância que é o relacionamento das mesmas com pais e cuidadores para um bom desempenho. Os professores, cuidadores e auxiliares são a base da instituição. A motivação é favorável para as crianças, é bom sempre motivar, ensinar ética, autonomia. A criança é motivada a realizar qualquer tarefa pelo seu interesse e não por obrigação. Os professores, além de fazer o cronograma, ainda são responsáveis por passar segurança. Ainda é papel do professor mostrar que aquele ambiente é agradável para a criança, o cuidado e a atenção são essenciais para que ambos se sintam em um bem-estar, ter um acolhimento e um grande cuidado com o aprendizado da criança.
Mas tudo isso irá depender da colaboração da família.
Não devemos desvalorizar um cronograma de turma infantil maternal, devemos valorizar todos os tipos de ensino, porque, como diz Paulo Freire, "onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender".
Pedagoga
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia