Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 18 de Junho de 2018 às 01:00

Quem quer democracia?

A democracia brasileira renasceu no início dos anos 1980, encerrando um período de duas décadas de obscurantismo, de censura e de arbitrariedades.
A democracia brasileira renasceu no início dos anos 1980, encerrando um período de duas décadas de obscurantismo, de censura e de arbitrariedades.
A derrota do regime ditatorial - entre outros fatores - deve-se ao empenho de milhares de militantes corajosos, inspirados na solidariedade dos movimentos sociais, das igrejas populares e das agremiações de esquerda.
Quando vemos pessoas e organizações que defenderam a democracia no Brasil se posicionarem em defesa de ditaduras em outros países, ficamos intrigados. Afinal, quem quer a democracia? Só a exigimos quando não estamos no poder, quando somos oposição? Com quais países nos identificamos? Com aqueles nos quais as pessoas podem sonhar, se expressar, se desenvolver? Ou com aqueles que impõem o silêncio, o isolamento do mundo, a prisão de opositores?
Diante de uma encruzilhada orçamentária, o Rio Grande do Sul precisar decidir o que quer em relação ao futuro das suas estatais. A população tem o direito de se manifestar: quer continuar destinando parte do orçamento à sobrevivência das empresas estatais? Ou prefere que o dinheiro público seja melhor aplicado em segurança, saúde e educação?
Quem quer a democracia, de verdade, chamará a população para o debate. Quem impede o plebiscito deixa transparecer seu amargo apreço pela imposição, pelo autoritarismo, cujo único objetivo é o de atender a seus próprios interesses.
Bancário
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO