Branding não é marketing e vice-versa



Kaká é Estrategista de Branding, mentora, palestrante, professora e escritora.
CRÉDITO: Arquivo Pessoal/Divulgação/JC
Kaká Cerutti
Branding e marketing são dois conceitos completamente diferentes, mas que devem ser trabalhados em conjunto para que o seu negócio seja diferenciado e obtenha resultados fora da curva, conforme Kaká Cerutti, estrategista de branding, mentora, palestrante, professora e escritora. 
Branding significa gestão estratégica de marca. Nesse sentido, devem ser planejadas ações para promover a marca de modo a torná-la mais desejada, relevante e positiva na mente das pessoas. Envolve propósito, valores, causas, crenças, história, personalidade, tom de voz e elementos incopiáveis para tornar a marca única e especial para seus públicos de interesse.
Segundo a professora, marketing é o conjunto de estratégias, ferramentas e processos que têm por objetivo criar valor de um produto, serviço ou uma marca para o seu público-alvo usando os fundamentos do branding. Em resumo, o marketing gera vendas e o branding gera reconhecimento, reputação e lealdade.
Além disso, marcas precisam, estrategicamente, ter valores e significados bem definidos. Por que você faz o que faz através da sua marca? E o que a sua entrega pode representar para o cliente?
"Essas questões bem aprofundadas criam o posicionamento e ajudam a encontrar qual personalidade é mais adequada para gerar identificação com seus públicos. Tanto no online quanto no offline. É isso que vai permitir a conexão emocional e a criação de vínculos com o consumidor, que, além do produto, estará comprando também um valor", alerta Kaká.
Publicado em 28/04/2022.