Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 30 de Março de 2020 às 16:38

O caminho das startups que se tornaram unicórnios

José Renato Hopf, CEO e Co-fundador da 4all

José Renato Hopf, CEO e Co-fundador da 4all

4all/Divulgação/JC
Compartilhe:
Jornal do Comércio
Empreender é algo que me fascina. Tem paixão, determinação e risco envolvidos. Mas, acima de tudo, é preciso ter ciência de que só se constrói um grande negócio com três fatores.
Empreender é algo que me fascina. Tem paixão, determinação e risco envolvidos. Mas, acima de tudo, é preciso ter ciência de que só se constrói um grande negócio com três fatores.
O primeiro deles é o que eu chamo de gente que faz. Para construir algo duradouro é fundamental que você tenha muitas pessoas junto contigo. Em determinados momentos, determinação, teimosia e resiliência se confundem. E nestas horas é importante ter alguém para compartilhar as ideias. Sonhar junto ajuda a acertar mais.
Sempre procuro atuar diretamente na seleção dos profissionais com que trabalho. Foi assim na GetNet e tem sido assim na 4all. Costumo dizer que o líder deve construir os times e os times constroem os negócios.
É importante buscar profissionais com conhecimento específico, mas é fundamental que estes profissionais tenham também o "CV" do empreendedor (CV - Coeficiente de Viração), que peguem junto, que façam acontecer, que acreditem, se dediquem e coloquem a mão na massa. É nesta base que hoje está alicerçada boa parte da nossa cultura na 4all, que traz o colaborador como protagonista, com visão de dono.
O segundo fator é ter um bom plano. É o que nos permite traçar estratégias para uma execução perfeita do que é o sonho do negócio, quais são as nossas metas, mensurar os nossos resultados. Baseado nisso, estar constantemente avaliando, reformulando, enfim, não deixar a coisa solta.
Em todo o processo, uma frase sempre me acompanha: não empreenda sem ter um plano B. Pense em, trabalhe para, mas não contem com. É essencial para a sobrevivência do negócio ter plano B, plano C, enfim, ter outras possibilidades.
O terceiro - e não menos importante - fator fundamental é conseguir um investidor parceiro que acredite no negócio. Que ajude não apenas com recursos, mas também com cultura. Pessoas que estarão próximas, que confiem no empreendedor e no negócio.
Em resumo: gente empreendedora, um bom plano e um investidor parceiro. Este tripé é decisivo para o êxito do negócio. Tudo isso praticado com muita disciplina e ética: o certo é certo, o errado é errado. Sempre procurei fazer a coisa certa e isso sempre deixou as portas abertas por onde passei e para os negócios que construí.
Enfrentamos dificuldades, tomamos decisões erradas, mas, superamos e, basicamente, estes três fatores moldaram o nosso caminho na GetNet até nos tornarmos unicórnio em 2014. Há mais de quatro anos, estas premissas também têm nos conduzido na 4all, nosso hub de inovação que vai ser o maior ecossistema digital do Brasil até 2022.

Notícias relacionadas