ESPECIAL - Marca Ga�cha Inovadora Publicado em 29/03/2019.

Tramontina segue liderando como marca mais inovadora do Estado

Neste estudo, as categorias chamadas de especiais possuem um componente de adjetivação, que vão além da mera identificação de um setor específico onde as marcas concorrem. Nas categorias especiais os entrevistados podem citar qualquer tipo de marca de produto, serviço ou nome de empresa, desde que a mesma tenha origem no RS ou planta operacional em atividade no Estado.
Marca Gaúcha Inovadora entrou na avaliação deste estudo em 2017. Nestes três anos, a Tramontina vem aparecendo na posição de líder. Nesta edição, foi a primeira marca lembrada por 6,9% e apontada como a preferida por 7,5% do público pesquisado pela Qualidata. Esses resultados são menores do que os obtidos pela Tramontina nos dois levantamento anteriores. Considerando os limites estatísticos deste estudo, especialmente a margem de erro admitida, pode-se entender que a Tramontina lidera, porém dentro da faixa de empate técnico com todas as demais que aparecem classificadas nas cinco primeiras posições, tanto na lembrança quanto na preferência.
A Marcopolo sobe para o segundo lugar entre as mais lembradas, com 4%. E sobe para a terceira posição de preferência, marcando os mesmos 4% nesse quesito.
Na terceira posição da lembrança está o Grupo RBS, com 3,7%. Logo atrás figuram a Randon, com 3,4%, e a Gerdau, com 3,2%, completando o rol das 5 marcas mais lembradas nesta edição.
Quem ganhou pontos mais uma vez e chegou ao segundo lugar como Marca Gaúcha Inovadora preferida foi a Randon, registrando 5,2% das indicações. Cia Zaffari, com 2,6% e PUCRS, com 2,3% completam a lista das 5 marcas com índices de preferência mais altos.
DESCONHECIMENTO ALTO
Chama a atenção o fato de que metade dos gestores de negócios pesquisados pela Qualidata não conseguiram lembrar de nenhuma Marca Gaúcha Inovadora. Dificuldade em lembrar de nomes de marcas em geral? Ou seria insegurança para citar marcas que, efetivamente, possam ser identificadas como inovadoras? Não é atribuição deste estudo, pela metodologia que utiliza, chegar a uma conclusão a respeito dessa constatação. Mas fica a provocação para que essa questão possa ser esclarecida através de outras investigações, especialmente de natureza qualitativa.
Chegou a 37 a quantidade de marcas que surgiram em primeiro lugar na memória do público ouvido.