As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Mas afinal, qual � o problema?

Cristiano Fragoso
Planejamento Criativo na DeBrito Sul

O briefing está incompleto. O cliente não passou todas as informações. A agência não entendeu o que era para ser feito.
Com certeza você já ouviu muito, e ainda vai ouvir, todas essas justificativas. São elas que movimentam grandes discussões sobre temas amplos e complexos.
Qual é o formato ideal das agências? Como qualificar os profissionais de marketing? Investir em on-line ou off-line?
Teoria é o que não falta. Muita gente (e gente muito boa, de verdade) pensa, debate, publica e palestra sobre esses assuntos. Todo esse esforço acontece por um único motivo: estamos sempre atrás de uma solução.
Só que "uma solução" serve apenas para cumprir prazos, engrossar relatórios, gerar ajustes e refações. E não para construir marcas lembradas e preferidas.
Uma marca líder conquista esse título quando consegue remar contra a maré e não cair em armadilhas. Hoje, temos um sistema voltado para encontrar uma soluçãoqualquer. Por isso, as fórmulas prontas. Por isso, esse "mais do mesmo".
Aquilo que chama a atenção, engaja, viraliza, vira meme, emociona, vende e constrói marca, tudo ao mesmo tempo, é a solução verdadeira. E sabe onde encontrar isso?
No problema.
Parece óbvio. Mas não é fácil. Detectar o verdadeiro problema exige debate, autocrítica, reconhecer os defeitos e as limitações, muita análise. Um processo quase terapêutico, digno dos divãs de grandes psicólogos.
E o mais importante: requer uma disposição de todos que estão envolvidos nessa história. Cliente e agência, integrados, desde o gestor até "o pessoal da criação".