As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

A Matriz da emo��o

Alberto Freitas
S�cio e Diretor de Neg�cios da Ag�ncia Matriz

Quando você chega à nova sede da Matriz, em um espaço arrojado e instigante, defronta-se com uma provocação: "O que te emociona?".
Os cerca de cem profissionais que fazem a Matriz precisam responder a essa pergunta todos os dias, não apenas em relação às suas próprias expectativas, mas na tradução de seu talento em ideias tocantes e inovadoras. Em todos os trabalhos e para cada cliente da agência.
É um desafio, mas também é combustível para virmos até aqui e só irmos embora depois de descascar todos os "nãos" e finalmente encontrar o "sim, isso emociona".
E olha que a resposta não é única e simples e muito menos imutável. O que emociona uma criança talvez não toque um adulto, o que arrepia a pele de um cliente da Lebes pode não fazer sentido para um consumidor da Piá. O que leva às lágrimas um fiel cliente do Zaffari pode passar despercebido por um novo consumidor da Hart's. O que motiva aquele gaúcho do interior que compra nas Farmácias Associadas pode ser irrelevante para um jovem frequentador dos shoppings Bourbon. Vale o mesmo e, em diferentes facetas, para os clientes do Arroz Pilecco, para os públicos do Sistema Fiergs, do Sesc e da Fecomércio, ou os atentos cidadãos com quem o Governo do Estado se comunica por meio das peças que criamos.
O mais desafiador é que esse despertar de emoções transforma-se a cada dia, para cada produto, para novos cenários ou situações. Vem, então, o ponto central de tudo o que fazemos: como atender empresas e instituições tão diferentes, voltadas para públicos diversos, com produtos únicos e serviços exclusivos?
A resposta está na percepção que deu origem e movimenta a Matriz: as pessoas, por mais diferentes que sejam, não compram produtos e serviços, mas as sensações que eles proporcionam. Não compramos a carne, mas a perspectiva do churrasco com os amigos. Não compramos o iogurte, mas o sorriso que ele desperta em quem amamos. A roupa, o móvel, o cereal, são todos fontes de prazer. É isso que anunciamos: a emoção de viver e de conviver.
Por isso, precisamos entender de gente e das emoções que cada um armazena na memória e que devem ser despertadas quando o comercial entra no ar. Amor, ciúme, paixão, companheirismo, solidariedade, desejo, é isso que move o mundo. É isso que as marcas devem conter. É a essência da comunicação publicitária. A alma da Matriz.
Só tem um problema: o mundo muda a cada instante e precisamos nos adaptar ao novo, antecipando a reação das pessoas que queremos tocar diante do inusitado. Mudam os canais, mudam as conexões, mudam a noção de tempo e a percepção de espaço. Para cada público, uma outra mensagem, um novo argumento, uma linguagem única,relevante e surpreendente. Real ou virtual. Por isso, nós nos reinventamos todos os dias.
Nos últimos dois anos, especialmente, implantamos um novo processo de gestão, com a participação de representantes de cada área e de consultores externos. O resultado foi o que chamamos de a Nova Matriz, que impulsionou a mudança de sede como ambiente adequado às inovações que projetamos e realizamos.
Dinamizamos nosso processo criativo, repaginamos nossa programação visual, aprimoramos nossos sistemas de produção, coordenação e controle, investimos em tecnologia e fontes de informação, fortalecemos as áreas de planejamento, mídia, design e web, ampliamos a sistemática de sondagem e pesquisa, mas, de modo especial, priorizamos o talento e a qualificação de nossos profissionais, contratando novos colaboradores e capacitando de forma permanente os que são a alma da Matriz.
O retorno à coragem que tivemos de inovar já está acontecendo tanto na evolução dos conteúdos que já produzimos como na conquista de novas contas e desafios.
Nos últimos meses, assumimos o processo de comunicação e marketing da Enerfin, da Agrogen, da Opus e da Usaflex. São novos clientes, novos consumidores, novos mercados, mais pessoas e hábitos que precisamos entender, interpretar e traduzir em estratégias eficientes, planos inteligentes e mensagens que fazem rir, chorar, pensar.
A emoção faz marcas que ficam para sempre. Essa é a nossa essência, nossa crença, nossa Matriz.