As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Fidelidade � essencial

Valdomiro Soares
Presidente do Grupo Marpa

A marca, além de representar sentimentos e identificação direta, gerando fortes estímulos no consumidor, também pode definir seu peso no mercado. Registrar e saber o valor do produto é fundamental para uma empresa que tem a ambição de se manter em alta, superando as instabilidades da economia e as agruras do mercado financeiro. Porém, um outro ponto desponta como essencial para o sucesso da marca: a fidelidade com os consumidores.
Cada dia mais atentos e abastecidos por informações on-line, a história de cada marca carrega consigo o poder de conquistar clientes e, até mesmo, fãs. Novas formas de comunicação eletrônica surgem constantemente, e as marcas do mercado estão sempre sujeitas a divulgações positivas ou negativas nestes ambientes.
Uma narrativa bonita e emocionante que crie conexão emocional com o consumidor é o segredo do chamado storytelling, um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Muitos produtos têm se destacado pelo diferencial no processo de fabricação ou cultivo, apresentando estas narrativas ao público. É preciso seriedade, veracidade e autenticidade, ou se revela que o conto não passa de licença poética.
Temos inúmeros exemplos de empresas sérias e comprometidas que já entenderam a força de sua história. O cliente está cada dia mais comprometido com os produtos que consome. Quer saber sua origem, o tipo de matéria-prima usada, em que condições de trabalho estão os operários que o fabricam. Os "eco-friendly" (amigo da natureza, em tradução livre para o português) são mais atentos, curiosos e, acima de tudo, responsáveis. Por esta razão, as marcas estão investindo também na sustentabilidade, com base nos pilares social - com preocupação de toda a cadeia produtiva -, cultural, ecológico e econômico, que gere renda e proporcione desenvolvimento local.
Assim, a proteção da marca, seja por seu registro, ação imprescindível em tempos de pirataria e alta chance de plágio, ou pela idoneidade de seus propósitos e fundamentos, torna-se um componente prioritário para a manutenção no mercado.