As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Valoriza��o do capital humano fortalece o desenvolvimento de empresas competitivas e bem-sucedidas

Derly Fialho
Diretor-Superintendente do SEBRAE/RS

Os novos paradigmas que estão regendo as relações entre empresas e seus colaboradores mostram o quanto é fundamental entender a importância do capital humano como vantagem competitiva para que as organizações sejam bem-sucedidas.
São vários os estudos que comprovam que o capital humano é o principal ativo para a inovação organizacional. Valorizá-lo representa um sólido alicerce para melhorar as práticas administrativas voltadas ao desenvolvimento do potencial criativo que eleva a competitividade das empresas nos cenários atuais e futuros.
Por isso, as organizações começam a apostar na capacidade técnica e nos valores de seus colaboradores, despertando para a realidade de que pessoas qualificadas, motivadas e engajadas não representam mais custo para as organizações, mas uma fonte de lucratividade e de sucesso.
O sociólogo e pensador italiano Domenico De Masi reforça essa ideia apontando que, na sociedade pós-industrial, a maioria das funções de trabalho exige notáveis aptidões intelectuais. Segundo ele, o novo profissional que surge dentro das organizações busca, com muita força, o entusiasmo de poder transformar o mundo com seu trabalho. Para isso, quer saber mais, explorar mais e conversar mais. A empresa tem sua parcela de responsabilidade nesse processo de amadurecimento, criando um ambiente favorável para que os talentos se revelem.
Se, no passado, os gestores das empresas se preocupavam em obter os melhores recursos materiais para a construção de uma infraestrutura que lhes possibilitassem alcançar altos índices de produção, hoje é imprescindível trabalhar o capital humano de forma adequada. Ativos gerados pelo esforço humano, como educação, inovação, criatividade e conhecimento, quando bem trabalhados, podem impulsionar um empreendimento para o sucesso, em todos os sentidos. É a nova fronteira a ser ultrapassada para quem deseja obter vantagem competitiva.
Cada vez mais as organizações buscam as melhores maneiras de viabilizar ambientes que possibilitem a seus colaboradores pensar e criar conhecimento. No SEBRAE/RS, procuramos, continuamente, aprimorar a área de gestão de pessoas, na busca permanente da valorização de nosso principal ativo, que são as pessoas que fazem a instituição ser cada vez mais admirada e reconhecida por seus clientes e pela sociedade.
Essa estratégia levou o SEBRAE/RS a ser considerado uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o Guia 2014 da revista Você S/A. Mais do que uma distinção, representa para todos que atuam no SEBRAE/RS o reconhecimento de que integramos uma organização diferenciada e extremamente qualificada.