As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

L�der deve manter a energia da equipe na medida certa

David Paludo
Diretor das Lojas Paludo

O primeiro grande desafio de um líder empresarial é formar sua equipe de gestores. Para isso, é importante observar algumas características.
O líder tem que conquistar sua equipe primeiramente se mostrando aberto para ouvir a todos, anotar suas sugestões e, depois, analisá-las e adotar as pertinentes e explicar o porquê da não aceitação de outras. A autenticidade torna o líder mais carismático com sua equipe. Isto se reflete na maneira como se comunica e influencia na busca de resultados. O líder autêntico diz a verdade e cumpre suas promessas. E uma das mais importantes funções do líder é motivar e extrair o melhor de sua equipe. Um colaborador sem motivação pessoal ou profissional não tem comprometimento, o que resulta em baixa produtividade e pouco retorno não só para a empresa, mas também para ele.
A energia positiva no ambiente do trabalho é fundamental. O líder deve começar o dia com entusiasmo, mas não em demasia porque pode parecer falso, e chegar no final da jornada da mesma maneira. Um clima positivo na realização de um trabalho de qualidade tem a capacidade de energizar o grupo de profissionais. Esta energia, quando desenvolvida na medida certa, é contagiante, transmite boas vibrações para pessoas que trabalham juntas diariamente, apesar de todas as dificuldades que essa convivência acarreta.
O líder também deve ter capacidade de execução e converter decisões em ações e persistir até a conclusão da tarefa, superando resistências e transpondo obstáculos. Executar o trabalho proposto significa alcançar as metas estabelecidas, uma das grandes dificuldades das equipes em qualquer empresa. É importante cercar-se de profissionais capacitados, porque geralmente eles dão o melhor de si. O líder nato não teme trabalhar com pessoas de destaque, desde que as relações de subordinação e as definições do negócio sejam claras e objetivas.
A tarefa do gestor é formar uma equipe vencedora, unificada e engajada no propósito da empresa. As declarações de intenção organizacional são forças unificadoras altamente eficazes no ambiente de trabalho e precisam ser colocadas em prática e não somente em quadros na parede. Empresas com missão, visão e valores que mostrem propósitos bem definidos têm sucesso no longo prazo. Os líderes passam, produtos muitas vezes tornam-se obsoletos, mercados ficam mais competitivos, novas tecnologias surgem, mas a ideologia essencial em uma empresa sobrevive como fonte de orientação e inspiração.
As empresas são formadas por prédios, máquinas e tecnologias, mas fundamentalmente por pessoas que devem ter liberdade para sonhar, criar, projetar e construir um lugar maravilhoso para trabalhar. Para a empresa transformar suas metas em algo factível, são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade. Finalizo com uma frase de Jack Welch: "Bons líderes criam uma visão, articulam a visão, tomam a visão com paixão, e conduzem sem descanso até a sua realização".