As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

De produto a objeto de desejo

Clovis Tramontina
Presidente do conselho da Tramontina

Não faz muito tempo que as empresas começaram a bater na tecla da inovação e do design. Impossível falar em competitividade sem mencioná-los. Mas, na verdade, eles sempre foram a base para conquistar mercados. Desde quando o consumidor quer ser surpreendido por novidades que o encantem? Desde sempre. Desde quando o consumidor quer levar para casa um produto que, além de prático, torne o ambiente mais bonito? Desde sempre.
Na Tramontina, inovação e design são estratégicos há mais de um século, época em que os termos ainda nem constavam no repertório empresarial. Naquele tempo, fazia-se de forma intuitiva, atendendo à vontade de tornar o mundo melhor. Foi na pequena ferraria artesanal em Carlos Barbosa que, em 1911, esculpiram-se as primeiras facas e ferramentas da marca. Criava-se para facilitar as tarefas no lar, no trabalho, no campo. Escrevia-se ali o prefácio de uma história dedicada a desenvolver produtos que fariam diferença na vida das pessoas.
Desde o início, o cuidado com tudo o que é feito e a busca pela qualidade orienta cada passo da empresa. Design como diferencial competitivo é, acima de tudo, saber o quanto ele pode tornar melhor e mais agradável o dia a dia de quem vai desfrutá-lo. Para a Tramontina, o mais importante são as pessoas. Assim, inovação, design e tecnologia têm que estar a serviço do consumidor, oferecendo peças que aliem funcionalidade e beleza, praticidade e harmonia.
O conceito "prazer de fazer bonito" reflete essa nossa alegria e disposição em estar perto do cliente, materializando produtos de alta tecnologia sem nunca esquecer dos seus aspectos estéticos e simbólicos. Quem gosta de cozinhar quer um utensílio que facilite a tarefa, mas que também embeleze sua cozinha. A Tramontina atende a esse duplo anseio, sempre com a melhor qualidade.
É essa sintonia com as aspirações do consumidor que nos permite transformar uma panela em objeto de desejo. Quando ele leva uma peça Tramontina para casa, está fazendo muito mais do que comprar um utensílio. Está concretizando uma expectativa que vai se tornar uma experiência. E queremos que seja uma experiência inesquecível. A preocupação com as pessoas, aliada a um alto investimento em pesquisa e um olhar sempre voltado para a modernidade, nos fez ultrapassar os 100 anos em franca expansão no Brasil e em outros 120 países. Assim, falar em design na Tramontina é evocar nossa própria missão, ancorada no conceito de viver melhor, com estilo e prazer.