As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

O marketing de conte�do em ambiente digital

Claudia Palma
S�cia-propriet�ria da Ag�ncia Browse

As tecnologias digitais trouxeram possibilidades na comunicação antes inimagináveis. O marketing de conteúdo é uma delas, conhecido também como inbound marketing. Não se trata de algo novo, se lembrarmos de cases como a Michelin, que criou o Guia Michelin em 1900, que por meio de dicas de restaurantes por todo o país incentivava a vontade de viajar de carro.
O que é novo nesse contexto são os canais digitais, como a newsletter online, os blogs e as redes sociais, as quais permitem uma nova forma de produzir, distribuir e mensurar o conteúdo. Manter um blog ou uma fanpage vai muito além de um novo canal de mídia para vender produtos, podemos criar canais bidirecionais que estabelecem diálogo e interação de forma segmentada. E o resultado disso é precioso: a fidelização de clientes.
Mais do que informar que uma cadeira está em promoção, o marketing de conteúdo faz com que o usuário seja seduzido pela ideia de ter uma cadeira nova, ou seja, ele passa a desejar a marca, antes mesmo da necessidade do produto.
O conteúdo digital atua na dimensão do sonho e da imaginação e ainda torna o usuário parte do universo, nesse tipo de estratégia o interessante é conseguir envolver os públicos, para que façam parte da história. Para isso, conte histórias, compartilhe experiências e converse. O marketing de conteúdo precisa ser pensado de forma editorial, não adianta pensar isoladamente em vídeos, posts e imagens, eles de forma conjunta precisam fazer sentido e transmitir a essência da marca.
É essencial que a comunicação seja segmentada, a estratégia precisa ter o foco no público e ser exclusiva. Uma marca precisa saber aquilo que ela é, o que ela faz e no que ela acredita, para então saber que história precisa contar. Dessa forma é possível pelo marketing de conteúdo construir, a longo prazo, uma imagem.
O conteúdo não está associado apenas às redes sociais, está relacionado a campanhas publicitárias e campanhas promocionais que podem ajudar a engajar e fidelizar públicos. Exemplo disso é a recente campanha da marca de cerveja Skol, na qual o usuário é convidado para assistir à continuação do comercial de televisão no site da marca. O segredo é simples, ao pensar na relevância da estratégia pergunte-se sempre se o conteúdo tem a capacidade de fazer o usuário parar, pensar e agir.