As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Neg�cios criativos e diferenciados: a nova tend�ncia do empreendedorismo

Carlos Rivaci Sperotto
Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS

O gaúcho é reconhecidamente empreendedor e criativo. Essas duas características têm contribuído para que as iniciativas empresariais se multipliquem em nosso Estado, especialmente a partir da criação de micro e pequenas empresas (MPEs). Hoje, elas respondem por 99% dos cerca de 700 mil empreendimentos existentes no Rio Grande do Sul.
Para se destacar em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, é preciso que o empreendedor pense rápido e seja criativo para superar obstáculos e obter resultados positivos em seu negócio. Esse profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendo ideias que revolucionem a maneira de administrar as decisões de sua empresa.
Mas ter ideias não significa exatamente ser um empreendedor. É preciso mais: ter visão para enxergar algo que ninguém consegue ver; coragem para enfrentar riscos e mudanças; e competência para executar a ideia e fazer seu negócio conquistar as metas previstas.
Ou seja, o sucesso pode ser obtido com iniciativa, atitude, vontade e criatividade. Enfrentar as dificuldades com disciplina, persistência, energia, inteligência, mente criativa e liderança visionária. Características que são determinantes na vida de um empreendedor de sucesso e fazem a diferença na hora de alavancar uma empresa.
Também é fundamental investir no planejamento, palavra de ordem no empreendedorismo e fator importantíssimo para despertar a criatividade e fazer a força empreendedora ser bem utilizada. Mesmo uma ideia que consideramos genial pode não obter sucesso se o senso de organização do negócio não for desenvolvido e implementado.
Um termo muito em voga nos dias de hoje é a chamada economia criativa. Inicialmente voltada para setores reconhecidamente criativos, como a arte e a moda, essa designação, se expandiu para outros setores da economia, como a agricultura, o comércio e os serviços e produtos industriais, que apostam na capacidade intelectual, na criatividade e na inovação como geradores de produtos, serviços e renda.
Atento ao promissor mercado da economia criativa, que movimenta centenas de bilhões de dólares em bens e serviços e cresce 9% ao ano em todo o planeta, o SEBRAE/RS trabalha com grupos de empresas gaúchas inseridas nesse contexto. Vale lembrar que a economia criativa é considerada um tema estratégico na pauta dos programas de modernização e desenvolvimento de muitos países.
O que procuramos fazer no SEBRAE/RS, por meio do nosso direcionamento estratégico, é levar para os pequenos negócios da economia criativa o desafio de pensar no desenvolvimento, não tendo foco apenas no produto, mas também valorizando questões de organização, gestão e planejamento da empresa.
O ingresso do SEBRAE/RSnos segmentos da economia criativa sinaliza uma nova fonte de sustentação para despertar a capacidade empreendedora e de gestão dos empresários, para que transformem suas atividades em um negócio diferenciado e rentável.