O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, assinou convênio com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para realizar a regulação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O objetivo é garantir uma maior fiscalização sobre o contrato existente com a Corsan, ampliando e melhorando o serviço prestado na cidade.
Em 13 de dezembro do ano passado, Canoas estendeu o prazo de vigência do contrato com a Corsan, de 2054 para 2062. A assinatura do aditivo garantiu um investimento de R$ 615 milhões vindos tanto da empresa quanto do governo estadual "O convênio com a Agergs vai dar mais segurança para o município de Canoas, garantindo a execução de um serviço tão importante e essencial para todos os canoenses", afirmou Nedy
Segundo o procurador-geral do município, César Palma, o convênio representa um passo muito importante em prol da cidade. "Após a assinatura do termo aditivo com a Corsan, identificamos a necessidade de firmar contrato com uma agência reguladora, com reconhecida capacidade técnica, para garantir o cumprimento do contrato estabelecido com a companhia, que prevê uma série de investimentos para melhorar a qualidade de vida dos canoenses", destacou.
Com a adesão de Canoas, a Agergs totaliza convênio com 292 cidades do Rio Grande do Sul. "Somos referência em nível nacional e estamos honrados em poder atender uma cidade do porte e importância de Canoas. Podem ter certeza do nosso compromisso com a cidade e com a devida fiscalização do contrato existente com a Corsan", enfatiza o Conselheiro-Presidente da associação, Luiz Affonso dos Santos Senna.