OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 27 de Maio de 2022.

São Leopoldo amplia coleta e reciclagem de óleo de cozinha

A cidade de São Leopoldo vai ampliar a coleta e reciclagem do óleo de cozinha. A Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo foi contratada pela prefeitura para a prestação dos serviços de coleta seletiva do óleo usado. A assinatura do contrato ocorreu na sede da cooperativa, localizada no bairro Padre Réus.
A cidade de São Leopoldo vai ampliar a coleta e reciclagem do óleo de cozinha. A Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo foi contratada pela prefeitura para a prestação dos serviços de coleta seletiva do óleo usado. A assinatura do contrato ocorreu na sede da cooperativa, localizada no bairro Padre Réus.
O projeto é dividido em etapas com a implantação de 30 pontos de entrega voluntária do óleo de cozinha no comércio, além de 10 pontos de coleta em locais públicos a serem definidos pela prefeitura, também a criação cinco rotas de coleta e nucleação da cooperativa em outras comunidades. O plano de trabalho também prevê 17 pontos de coleta em escolas no município, juntamente com trabalho de educação ambiental com os estudantes.
A cooperativa se junta a outras oito cooperativas que estão contratadas pela prefeitura para fazer a coleta seletiva. Desde 2007, a Mundo mais Limpo faz o beneficiamento de óleo de fritura, transformando o resíduo em produtos de limpeza como sabão em barra e multiuso, além de sabonetes e velas. "Estamos contentes em saber que hoje estamos sendo reconhecidas através do nosso trabalho de cuidado com o meio ambiente, pois a gente evita que todo esse óleo de cozinha vá parar no rio", destaca a presidenta da cooperativa Regina Aparecida da Silva.
O secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, ressalta que o contrato representa tanto para a cooperativa, quanto para o poder público, um avanço na gestão pública municipal de resíduos sólidos, a fim de evitar a poluição de rios e nascentes d'água. "Estamos reforçando um elemento da nossa política que estava deficitário em relação a outros resíduos", explica. "Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. É fundamental que esta ação, que funcionava pela força destas mulheres, que precise do aporte do poder público para ampliar e promover salto de qualidade no trabalho já executado" , completa o secretário.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br