OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
AGRO Notícia da edição impressa de 13 de Maio de 2022.

Produção de caqui ganha destaque em Campestre da Serra

Com quase 100 produtores, fruta é uma das protagonistas do município, apesar de possível queda na colheita

Com quase 100 produtores, fruta é uma das protagonistas do município, apesar de possível queda na colheita


/Aldoir Santos/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Os produtores de Campestre da Serra estão chegando na metade do período de colheita do caqui. A safra deste ano deverá ser menor do que a anterior, porém, a fruta apresenta mais qualidade. A redução de volume varia entre 25% a 35%.
Os produtores de Campestre da Serra estão chegando na metade do período de colheita do caqui. A safra deste ano deverá ser menor do que a anterior, porém, a fruta apresenta mais qualidade. A redução de volume varia entre 25% a 35%.
De acordo com a secretaria da Agricultura, a estimativa é que sejam colhidas em torno de quatro mil toneladas, com destaque para as variedades Kyoto e Fuyu. No município são em torno de 95 produtores que cultivam caqui em 200 hectares. A maioria está na região da Serra do Meio.
Na capela Nossa Senhora das Graças encontra-se a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Campestre da Serra. A Aprocamp foi fundada em 2004, e possui 12 famílias associadas. O presidente Geromildo Castagna destaca, no entanto, que o número de famílias envolvidas de alguma forma na produção de frutas chega a 20. A associação possui um espaço com  quatro câmaras frigoríficas para frutas, destinadas ao armazenamento em atmosfera controlada.
Neste mesmo espaço é feita a classificação e a embalagem da fruta. Castagna salienta que deverão ser recebidas 600 toneladas de caqui este ano, mas o local  tem capacidade para armazenar até 800 toneladas de frutas. "Nossos maiores clientes estão nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso", relata o presidente. O caqui pode ficar nas câmaras até pelo período de 70 dias sem sofrer perdas na qualidade da fruta.
O presidente da entidade revela ainda que as projeções de crescimento feitas para a associação até 2025 já foram alcançadas. "Tivemos que ampliar a estrutura física aqui para atender a demanda. Faz três anos que construímos mais um pavilhão", afirma. O modelo de negócio, implantado através da união de diversos pequenos produtores que possuem entre seis e 12 hectares, agregou valor ao produto. O preço desse ciclo está entre 30 a 40% superior ao que foi praticado em 2021, com preço médio de R$ 3,00 o quilo, e a Associação possui um selo há mais de 10 anos que serviu para consolidar a presença no mercado.
O presidente informa que para reduzir custos foi implantado um sistema de energia solar no pavilhão. Castagna adianta que estão sendo implantados pomares de frutas cítricas, como bergamota e limão siciliano, para otimizar a estrutura na entressafra das frutas, que é de julho a novembro. No ano que vem já deverá ser classificada e embalada a safra de citrus, que está sendo cultivada pelos produtores inicialmente em oito hectares.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br