OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
EVENTOS Notícia da edição impressa de 05 de Maio de 2022.

Caçapava do Sul vai promover primeira festa do azeite de oliva

FOTOS OLIVAS DO SUL, AZEITE DE OLIVA, OLIVEIRA

FOTOS OLIVAS DO SUL, AZEITE DE OLIVA, OLIVEIRA


/OLIVAS DO SUL/DIVULGAÇÃO/JC
A cidade de Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva. A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.
A cidade de Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva. A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.
O projeto foi germinado pelos produtores locais, Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Prefeitura de Caçapava, com o objetivo de fomentar e popularizar localmente este produto fundamental na gastronomia.  O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais. Atualmente é detentor de cinco das 40 marcas existentes no Estado. A produção de azeite de oliva da região foi premiada em âmbito mundial e o fortalecimento da cadeira produtiva está sendo celebrado em uma Festa que vai durar três dias.
Entre as atrações, haverá deck gastronômico, com sommelier de azeites, oferecendo degustação, Vila do Artesanato, além de shows musicais e apresentações. O presidente do Ibraoliva, Renato Bernardo Fernandes, que atua há seis anos na olivicultura em Caçapava do Sul, acredita que o evento é o primeiro de muitos. Ele lembra que 75% da área de olivais produzidas no Brasil estão em solo gaúcho. "A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor", afimou..
A Festa do Azeite de Oliva tem Fernando Marques como produtor executivo e diretor, Ignácio Lemos como coordenador geral e João Timotheo Esmerio Machado (coordenador artístico). "A festa foi idealizada para chamar a atenção da população sobre o crescimento exponencial que está tendo a olivicultura da região", lembra Lemos. "Quando terminam as colheitas, os países do Mediterrâneo - já há, inclusive, uma iniciativa em Minas Gerais - fazem a Festa do Azeite Novo. Queremos reproduzir em Caçapava, realizando anualmente uma edição da Festa, para divulgar e promover o sentimento de pertencimento da comunidade do município e região", conclui. A programação completa poderá ser vista pelas redes sociais do evento (@festadoazeitedeoliva)
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br