OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
SOLIDARIEDADE Notícia da edição impressa de 03 de Maio de 2022.

Ação conserta eletrônicos para famílias carentes de Canoas

Computadores, notebooks, monitores, teclados, mouses, impressoras e periféricos em geral, mesmo com defeito, estão ganhando um novo destino em Canoas, as famílias em vulnerabilidade social. E isso só está acontecendo graças à união de esforços de um professor da rede municipal de ensino, em parceria com o filho estudante de engenharia metalúrgica.
Computadores, notebooks, monitores, teclados, mouses, impressoras e periféricos em geral, mesmo com defeito, estão ganhando um novo destino em Canoas, as famílias em vulnerabilidade social. E isso só está acontecendo graças à união de esforços de um professor da rede municipal de ensino, em parceria com o filho estudante de engenharia metalúrgica.
Valter Schmeling e Murilo Schmeling iniciaram o projeto de recondicionar equipamentos eletrônicos em 2020, muito em função da pandemia que obrigou alunos e professores a se adaptarem a realidade do ensino à distância. Mesmo com muita dificuldade para conseguir parcerias em peças e mão de obra, pai e filho já conseguiram entregar 180 máquinas funcionando para famílias carentes em todo o estado.
Valter destaca que no início o processo era mais fácil e rápido porque contava com várias empresas e mão de obra parceiras. Entretanto, as doações e a falta de voluntários no auxílio de conserto e reformas dos eletrônicos caiu muito, dificultando o andamento do projeto. "Já rodei mais de 4.000 km atrás de componentes, seja para conserto, seja para doação. Enviamos máquinas para diversas cidades do estado. Meu foco é proporcionar a inclusão tecnológica para as famílias, principalmente para as crianças", contou.
Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, Valter pede para que mais pessoas se sensibilizem e se juntem ao projeto. "Não tem dinheiro que pague. É muito gratificante quando conseguimos entregar uma máquina para uma criança. É justamente por isso que pedimos que mais pessoas se juntem ao nosso projeto, muitos tem em casa aquele computador antigo que não usa mais, mas que ainda está funcionando e pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa", reiterou.
Geralmente, a cada três equipamentos recebidos, um é montado e entregue para as famílias. "Vamos recondicionando as peças, retirando de um e colocando em outro, até que as máquinas fiquem funcionando com todas as condições possíveis. Tiramos peças, HDs, memórias e assim vamos montando novos computadores que, com certeza, irão fazer muita diferença na vida das famílias que recebem", lembrou o professor.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br