O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, inaugurou a Unidade Centro de Endoscopia, com estrutura e serviços considerados entre os mais modernos para a realização de exames endoscópicos diagnósticos e intervencionistas e pequenos procedimentos ambulatoriais. A unidade resulta de um investimento de R$ 4,5 milhões e funcionará em prédio anexo ao hospital, com acesso exclusivo pela sua lateral direita, sem a necessidade de entrar no ambiente hospitalar interno.
A tecnologia adquirida para a unidade é inovadora para Caxias e região da Serra. Todos os aparelhos são novos, entre eles seis endoscópios altos, seis colonoscópios, um duodenoscópio e um broncoscópio flexível. O parque tecnológico tem recursos de imagem avançada em endoscopia, com alta definição e recursos de filtros de luz que auxiliam na detecção e estudo das lesões. Também dispõem da magnificação endoscópica, um recurso que amplifica a lesão em mais de 140 vezes, permitindo o estudo aprofundado, com imagem de microscópio em tempo real.
O Centro de Endoscopia do Hospital do Círculo conta com 538 metros quadrados de área, distribuída entre recepção, vestiário de equipe e pacientes, três salas de procedimentos, sala de recuperação, farmácia interna, sala de desinfecção, sala de guarda de equipamentos, sala de laudos e administração. A unidade terá capacidade diária de até 40 exames endoscópicos e cerca de 12 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, totalizando, mensalmente, até 800 exames endoscópicos e 240 procedimentos para poder atender aos pacientes tanto de Caxias do Sul como da região da Serra Gaúcha.
"Toda esta tecnologia garante maior assertividade no diagnóstico e no tratamento das lesões, alavancando a qualidade da endoscopia em Caxias e na região. O objetivo é ampliar o número e o hall de exames endoscópicos oferecidos, em ambiente exclusivo e com equipe especializada", observa a diretora de Operações de Saúde do Círculo, Isabel Cristina Bertuol.