Foi retomada a retirada do entulho da primeira casa demolida para a execução do projeto de implementação e revitalização do Parque Rua da Praia, em São Leopoldo. O local apresentava risco de vida e estava em situação de vulnerabilidade, com isso a demolição da residência teve seu início em dezembro. A família foi retirada e recebe o aluguel social para se restabelecer.
A secretaria municipal do Meio Ambiente e secretaria municipal de Habitação elaboraram uma proposta para saída das famílias residentes no local para que procurassem outro imóvel para residirem. A família que residia na casa em questão concordou em transferir-se para outro local e lhe foi garantido o pagamento do aluguel social por parte do município no valor de mais de R$700 mensais. Nos próximos meses, as demais famílias também migrarão para outras residências, por meio do mesmo auxílio.
"Estamos retomando esse espaço público de lazer e de cuidado, para a comunidade poder vir aproveitar e curtir o rio. É um processo de conversa com os moradores e é muito importante que a secretaria do Meio Ambiente esteja dando prosseguimento", disse o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.
Para o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, esse trabalho é importante para podermos consolidar o Parque Rua da Praia. "É um trabalho que se dá de maneira gradativa, respeitando os moradores locais, mas com o propósito de oferecer à comunidade uma orla do Rio dos Sinos como um ambiente de lazer, de consciência ambiental e que valorize nosso rio e toda a biodiversidade existente na bacia hidrográfica", comentou.
O projeto do Parque Rua da Praia contempla toda a orla do Rio dos Sinos para criar um espaço de lazer e educação ambiental. Este projeto visa a revitalização da rua e também a valorização histórica do espaço e do rio. A ideia é construir um parque de características socioambientais e de preservação.