Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MUNICÍPIOS Notícia da edição impressa de 02/12/2021. Alterada em 01/12 às 15h20min

Lagoa Vermelha é escolhida como a capital nacional do churrasco

Forte vínculo com a pecuária e Festival Nacional de Churrasco pesaram na decisão

Forte vínculo com a pecuária e Festival Nacional de Churrasco pesaram na decisão


GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
A cidade de Lagoa Vermelha, na região dos Campos de Cima da Serra, foi oficialmente declarada como a capital nacional do churrasco. O projeto de lei que confere esse título ao município foi sancionado pelo presidente, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1).
Desde 2019, a cidade já era considerada como como a cidade gaúcha referência no prato típico do Rio Grande do Sul, oficializada por lei estadual. O ato foi um reconhecimento ao modo pioneiro do lagoense de se expressar, através da culinária dos assados, evidenciada na Festa Nacional do Churrasco, realizada a cada dois anos, desde 1983. Assim, por causa do forte vínculo com a pecuária e favorecida posição geográfica, pela tradição e peculiaridade do povo lagoense, e por se tratar de um elemento cultural e fundamental à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município.
Em 2014, esse conhecimento do lagoense no preparo de assados resultou em uma ação conjunta no município, para a promoção de um curso de extensão universitária: "A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha. O melhor churrasco do Brasil". A iniciativa envolveu o Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai, campus Passo Fundo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Alexandre Pato (responsável pela realização da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira) e a Associação Brasileira de Criadores de Devon.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300