Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ENERGIA Notícia da edição impressa de 24/11/2021. Alterada em 24/11 às 03h00min

Programa em Canoas gera economia em contas de luz

As medidas emergenciais de conscientização sobre o consumo de energia elétrica nos ambientes públicos já refletem em uma economia significativa de cerca de R$ 200 mil aos cofres da prefeitura de Canoas. O balanço foi divulgado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fabio Cannas, que apresentou o relatório do primeiro mês do Programa de Consumo Consciente de Energia, em vigor desde setembro.

 O programa está dividido em três eixos - ações estruturais, ações comportamentais e ações educativas. O eixo ações estruturais contemplou a substituição de 1.599 lâmpadas comuns por lâmpadas de LED; a programação de 2.006 computadores para se desligarem automaticamente após 10 minutos sem uso; o registro de preço para licitação de geradores para manutenção de serviços essenciais; e a implantação de placas de energia solar, como no Hospital de Pronto Socorro, que teve a instalação de 560 placas fotovoltaicas e utilizarão energia sustentável.

Já o eixo ações comportamentais prevê uma campanha educativa para o consumo consciente de energia elétrica nos espaços públicos. São mudanças simples, como evitar manter as luzes acesas em locais vazios e após o expediente; utilização racional de ar-condicionado e outros equipamentos eletrônicos. O eixo inclui o programa de benefícios para as escolas municipais, que destina o valor mensal economizado à própria escola para utilização conforme a necessidade.

De acordo com levantamento da secretaria, o município possui 564 pontos de energia elétrica, entre escolas, prédios das secretarias e órgãos públicos, equipamentos culturais, de esporte e lazer, entre outros. A meta de economia é de, aproximadamente, R$1 milhão nos próximos 12 meses, o que pode representar em torno de 800 mil kWh de consumo real.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300