OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TRIBUTOS Notícia da edição impressa de 29 de Outubro de 2021.

Venâncio Aires ajusta base de cálculo do ISS para 2022

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa sancionou a lei que reduz a base de cálculos para o imposto dos profissionais liberais e aumenta a possibilidade de parcelamento a partir de 2022. Com a proposta, o Imposto Sobre Serviços (ISS), terá redução a partir do ano que vem.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa sancionou a lei que reduz a base de cálculos para o imposto dos profissionais liberais e aumenta a possibilidade de parcelamento a partir de 2022. Com a proposta, o Imposto Sobre Serviços (ISS), terá redução a partir do ano que vem.

O ajuste vai beneficiar todos os profissionais liberais de nível superior, como advogados, dentistas, engenheiros, médicos, arquitetos, entre outros. A base de cálculo era estimada em R$ 47 mil anual e foi reduzida para R$ 42 mil. Em cima desse valor incidirá a alíquota de 3% para o cálculo do imposto. Além disso, foi ampliada a possibilidade de parcelamento de seis para 10 vezes. Para pagamento à vista, segue a possibilidade de desconto de 10%.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, Venâncio Aires possuía uma alíquota considerada alta em comparação com outros municípios da região e essa era uma reivindicação de associações de Advogados, Contabilistas, entre outras. "Faz parte de um grande pacote de incentivo ao empreendedorismo, desburocratização e regularização dos negócios locais", ressaltou o secretário.

Já a secretária da Fazenda, Fabiana Keller, destaca que um grande estudo foi realizado para possibilitar a medida. "Apesar de uma redução de receita prevista, a expectativa é realizar uma campanha para inscrição tributária de todos os profissionais que hoje trabalham sem a inscrição regularizada. Então reduziremos sim o valor por profissional, mas buscaremos aumentar a base tributária dos profissionais que contribuem", explicou.

Outra lei aprovada pelo município que beneficia diretamente os contribuintes é a substituição do índice de correção e atualização monetária, do IGP-M para o IPCA. Com isso, todos os tributos e dívidas do município passam a ser indexados pela inflação.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br