OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:

Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
TRADICIONALISMO Notícia da edição impressa de 13 de Setembro de 2021.

Interior se divide na programação da Semana Farroupilha

Chegada do 20 de setembro mobilizou as comunidades e artistas para a celebração da data nos municípios

Chegada do 20 de setembro mobilizou as comunidades e artistas para a celebração da data nos municípios


/Gustavo Mansur/Palácio Piratini/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O mês de setembro se divide em duas comemorações aos gaúchos. Primeiro, o dia da Independência do Brasil, no passado 7 de setembro, relembramdo a pátria, e o 20 de setembro, tradicional por elevar as cores do Rio Grande do Sul e saudar a Revolução Farroupilha. Se a data que se aproxima, na próxima segunda-feira, é de festejos com um bom churrasco e chimarrão típicos da nossa cultura, alguns elementos ainda não são possíveis de retornar pela perseverança do cenário da pandemia - ainda que a vacinação tenha avançado.
O mês de setembro se divide em duas comemorações aos gaúchos. Primeiro, o dia da Independência do Brasil, no passado 7 de setembro, relembramdo a pátria, e o 20 de setembro, tradicional por elevar as cores do Rio Grande do Sul e saudar a Revolução Farroupilha. Se a data que se aproxima, na próxima segunda-feira, é de festejos com um bom churrasco e chimarrão típicos da nossa cultura, alguns elementos ainda não são possíveis de retornar pela perseverança do cenário da pandemia - ainda que a vacinação tenha avançado.
Por esse motivo, as cidades do interior gaúcho se dividem na forma de promover as festas ao longo desta semana. Enquanto municípios como Canoas, Lajeado e Rio Grande terão o Acampamento Farroupilha, onde as famílias se reúnem nos piquetes e confraternizam entre si, São Borja, um dos berços do tradicionalismo, cancelou os desfiles, mas manterá parte das festividades. Na serra gaúcha, as vizinhas Canela e Gramado também terão diferenças nas propostas, e a exigência de comprovação da vacina contra a Covid-19 ocorrerá em Canoas e São Leopoldo. O que as une são os protocolos sanitários, que proíbem aglomerações, e o tema central, o bicentenário de Anita Garibaldi, chamado para a ocasião de "Caminhos de Anita".

Gramado conta atividades presenciais em quatro locais; Canela opta pelo virtual

Programação  contará com várias ações culturais em pontos da cidade

Programação contará com várias ações culturais em pontos da cidade


PREFEITURA DE GRAMADO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
As comemorações da Semana Farroupilha iniciam nesta segunda-feira em Gramado. A programação que contará com várias ações culturais incluindo oficinas de brinquedos tradicionalistas, workshops desenho de desenho a carvão, contação de histórias, teatro de bonecos, apresentações musicais, tertúlias, dentre outras atividades presenciais. As atividades ocorrem no Centro de Cultura da Várzea Grande, CTG Manotaço, Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, Coreto da Praça Major Nicoletti, além de programações virtuais.
Já em Canela, a cultura e a tradição gaúcha são difundidas de forma digital na Semana Farroupilha de Canela. É o segundo ano consecutivo que o evento, promovido pela prefeitura de Canela, acontece em formato virtual. Shows musicais, apresentações de dança, declamações de poesias e oficina de gastronomia típica são as atrações que serão transmitidas pelos canais oficiais no Youtube e Facebook. Com os protocolos de segurança necessários, o material foi gravado em um churrascaria da cidade e será transmitido diariamente a partir das 20h pelas redes sociais.

Cidades do Vale do Taquari organizam Acampamento Farroupilha

Parque Princesa do Vale, em Estrela, vai receber os piquetes para as festividades

Parque Princesa do Vale, em Estrela, vai receber os piquetes para as festividades


Rodrigo Angeli/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Algumas das principais cidades do Vale do Taquari terão o tradicional Acampamento Farroupilha para os festejos do 20 de Setembro. Em Lajeado, a montagem das estruturas dos 15 ranchos começou há cerca de 15 dias no Parque Professor Theobaldo Dick. O evento acontecerá entre os dias 14 e 20 de setembro. Em função disso, parte do estacionamento do Parque dos Dick, onde acontecerão as atrações e o acampamento, ficará interrompido até o final do evento.
A abertura da 3ª Semana Farroupilha do município será na terça-feira, às 19h30, com a chegada da Chama Crioula. Atrações como shows, apresentações artísticas e exposição na Casa de Cultura também integrarão a programação do evento. A novidade deste ano será o Show Farroupilha em Movimento, em que um caminhão que percorrerá as principais ruas de Lajeado levando músicas cantadas pelos artistas Daniel Torres e Borghettinho. Em Encantado, o Parque João Batista Marchese abriu no fim de semana para os tradicionalistas.
Já na cidade de Teutônia, a comissão organizadora do evento decidiu que não haverá shows e apresentações musicais, com intuito de evitar aglomerações. No Acampamento Farroupilha, junto ao Centro Administrativo Municipal serão realizadas algumas apresentações artísticas dos CTGs Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, assim como, algumas atividades promovidas entre os piquetes. Também haverá visitação das escolas ao acampamento, que ocorrerá com duração de 30 minutos por turma, mediante agendamento realizado pela secretaria de educação. O tradicional Desfile Farroupilha ocorrerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h30, somente com a participação de cavalarianos. 
Entre 14 e 20 de setembro, o Parque Princesa do Vale, em Estrela, será o ponto de encontro para as festividades. O evento acontece no formato híbrido, com atividades presenciais e online. Um piquete está sendo construído no parque para ficar à disposição da comunidade e das entidades tradicionalistas. As transmissões acontecem pelo Facebook da prefeitura de Estrela. "A intenção é promover a união e levar a cultura gaúcha para o maior número de pessoas", ressalta a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel.

Canoas e São Leopoldo só liberam pessoas vacinadas contra a Covid

Para comparecer aos eventos, será necessária a comprovação através da carteira de vacinação

Para comparecer aos eventos, será necessária a comprovação através da carteira de vacinação


Alisson Moura/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Para comemorar os Festejos Farroupilhas, a prefeitura de Canoas e entidades tradicionalistas preparam a 28ª Semana Farroupilha, de 13 a 20 de setembro. Estão previstas 24 apresentações, três atrações por noite, no Multipalco, no Parque Eduardo Gomes. A participação nos espetáculos acontecerá a partir das inscrições pelo site (www.canoas.rs.gov.br).
Nomes conhecidos no tradicionalismo, Gaúcho da Fronteira, Shana Müller, Renato Borghetti, Sandro Coelho, Guri de Uruguaiana, Elton Saldanha, Os Monarcas, César Oliveira e Rogério Melo e Luiz Carlos Borges estão entre alguns dos confirmados para o evento, que também será um teste.
Somente pessoas vacinadas, com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, poderão conferir as atrações. As inscrições devem ser feitas três dias antes de cada noite de espetáculos. Para conferir as apresentações culturais, será exigida, além da vacinação, o teste Covid-19, com resultado negativo, feito nas últimas 72 horas. Quem não conseguir fazer o teste antecipadamente, terá que fazer a testagem no Parque Eduardo Gomes, que funcionará até às 20h.
São Leopoldo também adotou a mesma medida. Para participar das atividades da Semana Farroupilha no município será necessária a comprovação da vacina, com a apresentação da Carteira Nacional de Vacinação. Quem optar pelo documento digital emitido pelo aplicativo ConecteSUS deverá apresentar via aparelho smartphone. O decreto abrange as programações no Parque do Trabalhador, no acampamento da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria ou outro local, como os CTG's, por exemplo.
Outra cidade da Região Metropolitana, Esteio, depois de um ano sem ser realizado por causa da pandemia de covid-19, terá uma programação descentralizada nos três CTGs filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) que possuem sedes: Chama Nativa, Independência Gaúcha e Esteio da Tradição. Shows com grupos e cantores tradicionalistas, Missa Crioula, palestra e apresentações de grupos de danças fazem parte da programação do evento na cidade, que vai de 13 a 20 de setembro.

Rio Grande terá seu primeiro evento no Cassino, e São Borja promove baile itinerante

Pelo segundo ano consecutivo São Borja não terá desfiles tradicionalistas na Semana Farroupilha, em função da pandemia. A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira (13), às 17h. Para evitar aglomerações, a presença de público será restrita e cada entidade poderá mandar entre 10 e 12 cavalarianos. Estes grupos levarão centelha da chama crioula a cada CTG ou piquetes.
De 14 a 20 de setembro, das 10 às 12h, as entidades tradicionalistas na cidade farão rodízio em programação organizada pela secretaria. Serão apresentações musicais e de danças e realização de palestras. Os eventos serão todos online, incluindo oficinas sobre a cultura gaúcha do churrasco, do chimarrão e do uso adequado da indumentária gaúcha.
 Nas entidades tradicionalistas não haverá os tradicionais bailes típicos Elas poderão apenas promover jantares, respeitando os mesmos protocolos dos restaurantes. A novidade este ano será um baile itinerante que, durante seis dias, percorrerá a cidade. Serão dois caminhões como palco, um levando um grupo musical e casais de dança e outro, representantes das entidades responsáveis pelas apresentações. A cidade será dividida em seis regiões e cada uma terá duas horas de 'baile' no período da tarde.
Em Rio Grande, o balneário Cassino terá seu primeiro Acampamento Farroupilha. O Camping Municipal será a sede dos festejos. O limite máximo de público visitante no evento será de 1.200 pessoas, e o ingresso será 1kg de alimento não perecível, que será entregue às famílias carentes do Cassino e arredores. Na entrada do Camping será cobrada a comprovação da primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Comentários CORRIGIR TEXTO