OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ANIMAIS 20 de Agosto de 2021 às 15:32.

Esteio incentiva a adoção de animais por empresas

Vira-lata Luna foi a primeira adoção do projeto Cãolaborador

Vira-lata Luna foi a primeira adoção do projeto Cãolaborador


DJALMA CORREA PACHECO/DIVULGAÇÃO/JC
A vira-lata Luna vivia no Canil Municipal de Esteio, que fica junto à Unidade de Bem-Estar Animal (BEA), no Bairro Três Marias, ao lado de cerca de 60 outros cães, dividindo espaço com os outros animais e atenção dos funcionários do local. Agora, ela tem um novo lar, no Bairro São Sebastião, com pessoas “disputando” para fazer um carinho na cachorrinha preta e peluda, que tem cerca de oito meses.
A vira-lata Luna vivia no Canil Municipal de Esteio, que fica junto à Unidade de Bem-Estar Animal (BEA), no Bairro Três Marias, ao lado de cerca de 60 outros cães, dividindo espaço com os outros animais e atenção dos funcionários do local. Agora, ela tem um novo lar, no Bairro São Sebastião, com pessoas “disputando” para fazer um carinho na cachorrinha preta e peluda, que tem cerca de oito meses.
Ao mesmo tempo, a Zypper Eyewear, empresa de distribuição de óculos na Rua Dom Pedro, ganhou uma nova “funcionária”, na verdade, uma “cãolaboradora”. Parece confuso, mas o conceito do projeto é bem simples.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) para incentivar a adoção de animais do canil esteiense, o Cãolaborador oferece bichos para empresas de Esteio e da região interessadas em ter um mascote. “A proposta é que o ‘cãolaborador’ participe do dia a dia de trabalho de estabelecimentos comerciais e industriais, e que ajude a deixar o ambiente mais descontraído”, explicou o titular da SMDEMA, Felipe Costella “Nós sugerimos, inclusive, aos empresários, que façam uniforme e crachás para os bichos, para integrar ao máximo eles nas empresas”, destacou o secretário.
O primeiro animal “empregado” pelo projeto foi “contratado” no dia 17 de agosto. O empresário Henrique Sarmento foi ao Canil conhecer os cachorros disponíveis para adoção e ficou encantado com o currículo da Luna: formada em simpatia com experiência em dar e receber carinho e de personalidade bem mansa. “Na verdade, ela me escolheu. Quando a vi na baia, me apaixonei por ela”, contou Henrique, jovem de 21 anos. “Achei o projeto muito interessante. Com certeza, vai deixar nosso escritório mais leve”, destacou o empresário, assumidamente um "cachorreiro".
Depois de conhecer o seu “local de trabalho”, Luna já teve um compromisso importante na agenda: ser levada ao Petshop para banho, tosa e outros agrados caninos. Nem começou a “trabalhar” e já receberia o primeiro “salário”. “Quem tiver condições, deve adotar um animal. Tem muitos precisando de nossa atenção”, opinou o “patrão” da Luna.
Quem também já estão contratados são os vira-latas Tigresa e Arnoldo, “recrutados” pela Ferros Tamandaré, empresa que vende produtos para construção civil e ferramentas, localizada no bairro do qual tomou emprestado o nome para o estabelecimento.
Quando chegou ao canil, o empresário Plínio Schmitz bateu o olho na Tigresa, que tem cerca de dois anos, e percebeu que ela seria uma boa cãolaboradora. Um pouco mais em dúvida com tantos “candidatos” a uma vaga, a filha e sócia Suelen Schmitz Korndorfer necessitou de mais tempo no “processo seletivo”. Depois de cerca de uma hora conhecendo os bichos e buscando saber da personalidade de cada um deles, ela escolheu o Arnoldo, um cão com cerca de quatro anos que precisou ter uma das patas amputadas depois de um acidente. “É um projeto muito inovador este da Prefeitura, pois incentiva a adoção dos animais e melhora o ambiente de trabalho, ajudando a desestressar todo mundo. Só um animalzinho consegue amolecer nosso coração”, afirmou Suelen, enquanto entrevistava os candidatos, digo, conhecia de perto os cães. “Eu já tinha visto muitos deles no site", contou, refedindo-se ao Catioro Go, portal no site da Prefeitura de Esteio no qual as pessoas podem ver e até mesmo “selecionar” um animal do Canil Municipal para adoção.
Outro empresário que vai adotar um cachorro pelo projeto é Paulo Matielo, proprietário da Centro de Treinamento Nascer, empresa com sede no Bairro Novo Esteio que fornece cursos de combate e prevenção a incêndio e primeiros socorros, entre outros, e presidente de Associação Industrial, Comercial e de Serviços de Esteio (Acise). “Eu estou preparando uma área e, em breve, vou vir aqui buscar a Leia”, garantiu Matielo depois de entrevistar a candidata.
Empresas da região que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato através dos telefones 3459-4494 e 98600-8377 (BEA - com Luciane) e 3433-8144 (SMDEMA - com Gabriela). Além dos cães, é possível adotar gatos, que ficam no Gatil do Bem-Estar Animal.
Na próxima quarta-feira (25), às 14h, o Cãolaborador será lançado oficialmente em solenidade no Salão Nobre da Prefeitura
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br