Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
HABITAÇÃO Alterada em 16/08 às 15h26min

Banco da Família viabiliza projeto habitacional em Passo do Sobrado

Assinatura dos contratos ocorreu na quinta-feira (12), com a presença da presidente do BF, Isabel Baggio

Assinatura dos contratos ocorreu na quinta-feira (12), com a presença da presidente do BF, Isabel Baggio


ACI Santa Cruz do Sul/Divulgação/Jornal Cidades
Cinquenta famílias de baixa renda, lideradas por mulheres que atuam em atividades informais, foram beneficiadas por um projeto habitacional da prefeitura de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo – Loteamento Tamandaré - viabilizado por meio do Banco da Família (BF). O ato de assinatura dos contratos, realizado na prefeitura da cidade, na manhã de quinta-feira (12), contou com a presença do prefeito, Edgar Thiesen, e da presidente do BF, Isabel Baggio, além de secretários municipais e integrantes da diretoria do Banco.
Sediado na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, desde janeiro deste ano, o Banco da Família trabalha com microcrédito, financiamento e vários outros produtos nesta linha para pessoas e empresas. A possibilidade de beneficiar os pequenos empreendedores e produtores, foco central da atuação do BF, foi a principal motivação da ACI ao trazer a instituição para cidade.
Foi a parceria do Banco da Família com a prefeitura de Passo de Sobrado que possibilitou viabilizar o projeto da municipalidade. De posse dos terrenos, doados pela prefeitura, a principal dificuldade das famílias era conseguir o financiamento para a construção das casas por não atenderem às garantias exigidas pelo sistema bancário tradicional. A solução surgiu em uma visita do agente de crédito do BF na região, Terence Veleda, e do diretor-executivo da ACI, Cassiano Steinhaus, ao prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, em abril, para apresentar os serviços do Banco e os produtos da entidade. “A partir daí começaram as tratativas com o BF que permitiram o acesso aos recursos”, explica Veleda.
O prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, destaca que o principal objetivo da Administração Municipal ao buscar parcerias como o Banco da Família é de “oportunizar aos contemplados do Loteamento Tamandaré a possibilidade de construir dentro do prazo de dois anos, conquistando assim o sonho da casa própria”.
 Na passagem por Santa Cruz, a comitiva do Banco da Família, junto com representantes da ACI, realizaram visitas à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo e da Alimentação de SCS (Stifa SCS). Na Afubra, o grupo foi recebido pelo vice-presidente, Marco Antonio Dornelles, e pelo Tesoureiro, Marcílio Drescher, e na Stifa, pelo presidente, Gualter Baptista. Nos encontros, foram apresentadas propostas de parceria para ofertas de linhas de crédito e financiamento a produtores e trabalhadores do setor de fumo e alimentação para geração de emprego e renda. A instituição é reconhecida pelo seu forte papel social e possui vários produtos nessa linha direcionados a empresas e pessoas, inclusive para quem está fora do mercado de trabalho e não consegue acesso a recursos por não atender às exigências do sistema bancário tradicional.
A presidente do Banco, Isabel Baggio, expressou o interesse de intensificar ainda mais a atuação do Banco na região “como um impulsionador de ações sociais”. Conforme o vice-presidente da ACI, Cesar Cechinato, que acompanhou a comitiva, a atuação do BF neste projeto demonstra o alcance social da instituição e a importância da parceria da ACI com o Banco, “indo além do seu papel representativo para concretizar ações que impactam positivamente na qualidade de vida de centenas de pessoas.”
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300