OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 30 de Julho de 2021.

Projeto em Pelotas muda cenário de terrenos abandonados

Ideia é pegar locais abandonados e com acúmulo de lixo e transformá-los em espaços de lazer à população

Ideia é pegar locais abandonados e com acúmulo de lixo e transformá-los em espaços de lazer à população


/Gustavo Vara/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O que era um terreno tomado pelo lixo e pelo abandono agora se transformou em um pequeno bosque urbano, com praça e espaço de lazer, no bairro Getúlio Vargas em Pelotas. A proposta é fruto do projeto Floresta de Bairro, lançado nesta quinta-feira (29) no município.
O que era um terreno tomado pelo lixo e pelo abandono agora se transformou em um pequeno bosque urbano, com praça e espaço de lazer, no bairro Getúlio Vargas em Pelotas. A proposta é fruto do projeto Floresta de Bairro, lançado nesta quinta-feira (29) no município.
Executado por meio de ações conjuntas entre as pastas de Serviços Urbanos e Infraestrutura e de Qualidade Ambiental, com o apoio da empresa Sersul e dos apenados do projeto Mão de Obra Prisional, a iniciativa visa eliminar os pontos de descarte irregular de lixo e conscientizar a população para o cuidado desses espaços. Essa primeira ação, no Getúlio Vargas, oportunizou a transformação de oito espaços de descarte de lixo e duas praças, com o plantio de 496 mudas de árvores, entre frutíferas e ornamentais de 32 espécies diferentes, como hibisco, pitanga, araçá, ipê, canela, pau-brasil, palmeira-leque, paineira, dentre várias outras.
No espaço que fica em frente à Escola Municipal Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, foram realizadas limpeza, montagem de cercado de pneus, plantação das de mudas - vindas do Horto Municipal -, colocação de bancos, placas de conscientização e abertura de locais para prática de esportes, como uma quadra de futebol.
A prefeita, Paula Mascarenhas, que esteve no local para a abertura do projeto, salientou a grande mudança urbana do local. "Era uma área transformada em um lixão e nós a recuperamos, para a comunidade, com praças, campinho de futebol e plantação de árvores frutíferas, com flores para embelezar o bairro e atrair as pessoas para cá. Saímos do lixo para um espaço de lazer. Os nossos bairros merecem isso", disse a prefeita, reiterando que a iniciativa modelo foi concebida no Getúlio Vargas, mas que se estenderá para outros bairros.
O lançamento do Floresta de Bairro também marcou a finalização das ações de zeladoria e manutenção desenvolvidas pelo projeto Bairro Bem Cuidado. Durante cerca de 30 dias de trabalho, foram realizados serviços de drenagem e limpeza de valetas, pintura de meios-fios, roçado, patrolamento, ensaibramento, recolhimento de lixo e entulhos, e consertos de pontos de iluminação pública e reposição de luminárias.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br