Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
EVENTOS Notícia da edição impressa de 26/07/2021. Alterada em 26/07 às 03h00min

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul deve ter a presença do público

Organização da festa germância espera definir protocolos sanitários e lotação diária nas próximas semanas

Organização da festa germância espera definir protocolos sanitários e lotação diária nas próximas semanas


/agência francisco frantz/divulgação/CIDADES
João Dienstmann
Após a organização da Oktoberfest de Blumenau (SC) ter anunciado, na sexta-feira (23), que decidiu cancelar o evento deste ano por conta da pandemia, a prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou que o evento na cidade ocorrerá em outubro, e a ideia é ter a presença de público. A definição dos protocolos sanitários está prevista para ocorrer até o fim de julho, mas deve ser postergado até as primeiras semanas de agosto.
Atualmente, pelos protocolos sanitários da região do Vale do Rio Pardo, podem ser realizados eventos com público de até 150 pessoas em Santa Cruz do Sul. Para se ter ideia, em 2019, a Oktoberfest da cidade, considerada uma das maiores do Brasil, registrou mais de 126 mil pagantes. Em 2018, foi ainda maior, com 130 mil pessoas nos cerca de 10 dias de festa no Parque da Oktoberfest.
O evento costuma atrair visitantes de todas as partes do Estado, em excursões, e o cancelamento da festa de Santa Catarina pode levar turistas para a cidade. A expectativa é, também, ampliar o número de pessoas de forma simultânea na Oktoberfest. Um dos trunfos da organização é usar a Expointer, prevista para setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio, como parâmetro. O governo do Estado liberou até 15 mil visitantes por dia no evento.
A festa alemã de Santa Cruz do Sul está prevista para ocorrer de 6 a 17 de outubro de 2021, no Parque da Oktoberfest. Em maio, uma edição digital do evento, com lives e venda de produtos por aplicativos e take away foi realizada, a fim de ajudar os comerciantes locais.
De acordo com o presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Fábio Costa de Borba, a expectativa é que, nos próximos dias, já seja possível anunciar o formato da festa, um esboço da programação, bem como seguir com a comercialização de espaços para a Feirasul e para os pontos de bebida e alimentação. "Nós entendemos que precisamos realizar a Oktoberfest, como forma de salvar empresas e empregos, e também para dar o exemplo de que precisamos aprender a conviver com a pandemia, promovendo um evento de forma responsável e segura", destaca. Neste contexto, a entidade deve priorizar a contratação de fornecedores e empresas locais.
Está em curso a escolha das soberanas da festa. A fase final de escolha da nova corte deve acontecer no dia 4 de setembro, em evento realizado de acordo com as regras de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19, sem a presença de público e com transmissão via internet.
O município, na sexta-feira, também anunciou a reabertura do Parque da Oktoberfest e do Parque de Eventos. Com isso, o público poderá ingressar no local para lazer.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300