OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
RODOVIAS Notícia da edição impressa de 22 de Julho de 2021.

Lideranças de Bom Jesus pleiteiam melhorias na BR-438

Ponte das Goiabeiras, que fica no limite com Santa Catarina, é considerado o ponto crítico de trânsito

Ponte das Goiabeiras, que fica no limite com Santa Catarina, é considerado o ponto crítico de trânsito


/Jaziel de Aguiar Pereira/Divulgação/CIDADES
Lideranças de Bom Jesus e da região dos Campos de Cima da Serra assinaram uma moção pedindo ao governo federal que assuma a BR-438, a chamada Rota Caminhos da Neve. O documento foi assinado também pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, durante reunião na cidade.
Lideranças de Bom Jesus e da região dos Campos de Cima da Serra assinaram uma moção pedindo ao governo federal que assuma a BR-438, a chamada Rota Caminhos da Neve. O documento foi assinado também pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, durante reunião na cidade.
A rodovia que liga Bom Jesus a São Joaquim (SC) é considerada importante para o desenvolvimento turístico e escoamento de produção regional. Falta a pavimentação de 43 quilômetros no Rio Grande do Sul e 10,3 km do lado catarinense. A Ponte das Goiabeiras, na divisa dos dois estados, já caiu pelo menos oito vezes, está amarrada e interditada, e tem sido a própria comunidade que tem feito as melhorias. Devido a falta de infraestrutura nesse trecho, em 2013 fechou uma escola estadual que havia na comunidade de Santo Inácio.
A empresa que fazia a linha interestadual de transporte coletivo também abandonou os serviços. Em torno de 59% da comunidade que habitava no distrito de Santo Inácio foi embora, segundo o censo do IBGE. De acordo com o presidente do Conselho de Turismo de Bom Jesus, Jaziel de Aguiar Pereira, a BR-438, interligada a BR-285, fomentará o turismo regional, uma vez que Campos de Cima da Serra, serra gaúcha, serra catarinense e Vale do Araranguá estarão interligados.
Em Santa Catarina existe o projeto executivo até a Ponte das Goiabeiras e as obras estão paralisadas desde 2018. O Exército executou 18 km de obras na rodovia em direção ao estado gaúcho. No Rio dos Touros, no interior de Bom Jesus, os veículos ainda cruzam por dentro d'água.
Segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã, a Rota Caminhos da Neve irá proporcionar uma redução entre 305 a 427 mil quilômetros por safra para o escoamento da produção. Em levantamento feito pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã), há uma deficiência de armazenagem girando em torno de 150 mil toneladas. "A pavimentação criará condições de viabilidade para a instalação de mais câmaras frias, visto que grande quantidade de frutas que são colhidas entre Bom Jesus e São José dos Ausentes e São Joaquim estão sendo embaladas na região de Fraiburgo", destaca Jaziel.
Ele acrescenta que municípios da região estão perdendo aproximadamente R$ 49,6 milhões em geração de ICMS, pela falta da BR-438, se o excedente da fruta fosse embalado na própria região. As lideranças decidiram solicitar à União que providenciem a emissão da chamada "Portaria de Absorção" e promovam uma recuperação imediata, pelo menos, da Ponte das Goiabeiras onde é o trecho mais crítico. 
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br