Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
FISCALIZAÇÃO Notícia da edição impressa de 17/06/2021. Alterada em 17/06 às 03h00min

Santa Maria terá seis novos radares a partir do dia 21

Após estudo técnico sobre acidentes, equipamentos foram instalados em cruzamentos da região central

Após estudo técnico sobre acidentes, equipamentos foram instalados em cruzamentos da região central


/João Vilnei/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A prefeitura de Santa Maria colocará em funcionamento pleno, a partir do dia 21 de junho, radares em seis cruzamentos da área central do município para monitorar o limite de velocidade. Os controladores de tráfego já estão instalados e terão várias funções, entre elas, verificar veículos furtados, clonados, envolvidos em ocorrências ou procurados pela polícia, no contexto do sistema de cercamento eletrônico; e no controle de tráfego, para fiscalizar e inibir excesso de velocidade.

Em decorrência do estudo técnico realizado, que constatou excesso de velocidade e risco potencial de agravamento dos sinistros em três das principais vias de acesso à área central de Santa Maria, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que as avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim, que estavam sinalizadas com a velocidade máxima permitida de 60 km/h, passaram a ter seu limite de velocidade reduzido para 50 km/h. Nessas três avenidas, após aferição dos controladores de tráfego com a devida velocidade máxima permitida, haverá um período de adaptação dos equipamentos. Somente após essa aferição e esse período de adaptação é que os controladores de tráfego passarão a funcionar a pleno nessas três vias, o que está previsto para ocorrer até o final do mês de junho.

Nos demais locais onde há controladores de velocidade instalados, o limite já é de 50 km/h, com exceção do cruzamento da rua do Acampamento com a Avenida Medianeira, onde o limite é e será mantido em 40 km/h. Nessas vias, o funcionamento dos equipamentos já começa no próximo dia 21. "Por serem vias em que estão sendo praticadas altas velocidades, com risco muito alto de sinistralidade grave, existe uma necessidade urgente de contenção desse excesso. A partir desse estudo inédito que realizamos, os diagnósticos produzidos nos permitem tomar decisões com vistas ao enfrentamento de acidentes", explicou.

Os controladores de tráfego também fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico da cidade, que contempla ainda o videomonitoramento de pontos estratégicos da cidade por mais de 800 câmeras com a mais alta tecnologia e que tem sua central funcionando junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A ideia é que eles ajudem na identificação de irregularidades em veículos.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300