Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CULTURA Notícia da edição impressa de 11/06/2021. Alterada em 11/06 às 12h55min

Teatro Municipal de São Leopoldo será reinagurado no mês de julho

Fechado desde 2016, espaço foi remodelado e deve ser reaberto no aniversário da cidade, no dia 25

Fechado desde 2016, espaço foi remodelado e deve ser reaberto no aniversário da cidade, no dia 25


/Thales Ferreira/DIVULGAÇÃO/CIDADES
As obras do Teatro Municipal de São Leopoldo estão em fase de conclusão. O espaço está previsto para ser inaugurado no dia 25 de julho, aniversário do município. O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, apresentou a data durante a vistoria técnica realizada nesta semana ao local.
A execução das obras do teatro foi viabilizada em 2019, com a definição da fonte para investimento através de um termo de Ajustamento de Conduta (TAC) via Patrimônio Histórico de São Leopoldo e recursos próprios da Prefeitura. O custo da obra é de R$ 340 mil.
A restauração contemplou a instalação de uma nova estrutura para o telhado, com proteção térmica, troca do carpete e do forro e a adaptação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). As melhorias também foram feitas nos camarins e a instalação de equipamentos de segurança para os técnicos de imagem e de som.
Pedro Vasconcellos afirmou que a obra está sendo concluída com os detalhes finais no teatro e na galeria. O secretário ressaltou que o espaço ficará com todas as condições técnicas para utilização e seguirá as normas determinadas pelos decretos municipais de prevenção da pandemia para a retomada do uso pela comunidade.
O Teatro Municipal foi fechado em 2016 devido a problemas na estrutura e infiltrações. No ano seguinte, foi aprovado o projeto da reforma, sendo que em 2019, foi definida a fonte para investimento na obra e dado o início aos trabalhos. De acordo com o coordenador do Teatro, Cristiano Adeli, que acompanha os trabalhos, a empresa precisou ser notificada devido ao andamento da obra. Adeli relata que a pandemia também teve influência no atraso da execução do projeto, como aumento de preços. Atualmente está em andamento o PPCI.
Quando reinaugurado, o Teatro Municipal de São Leopoldo terá capacidade para 270 pessoas. Foi instalado um rider técnico de sonorização e iluminação, com aras de iluminação e cenário móveis com contra pesagem. O palco italiano tem a "boca de cena" com espaço de 9 metros de comprimento por 2,9 metros de largura. Três camarins estarão disponíveis aos artistas.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300