Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 09/06/2021. Alterada em 10/06 às 03h00min

Capão da Canoa recebe destaque pela coleta seletiva

Em recente pesquisa disponibilizada pelo portal Cempre, o maior acervo de indicadores da coleta seletiva no Brasil, que desde 1994 reúne informações atualizadas sobre a coleta seletiva em todo território nacional, foram analisados alguns indicadores sobre o serviço em cidades brasileiras. Capão da Canoa, no Litoral Norte, aparece entre os quatro municípios destaque no Brasil.

Com o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos municípios que participaram da pesquisa, o Cempre elegeu quatro municípios destaque no serviço de coleta seletiva, considerando os seguintes critérios: 100% da população é atendida pela coleta seletiva; o município não envia rejeitos para lixão ou aterro controlado; há forte participação de organizações de catadores na coleta seletiva. Com base nesses critérios, os municípios de destaque são, além de Capão, Itaúna-MG, Presidente Epitácio-SP e Tibagi-PR.

Na edição deste ano a metodologia de levantamento de dados foi revisada e o escopo foi reformulado e ampliado, contemplando informações sobre coleta seletiva, sistemas de logística reversa, organizações de catadores, além da opinião de especialistas do segmento de resíduos em relação à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e ao impacto da COVID-19 na cadeia da reciclagem. Para o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, trata-se de uma notícia excelente e que coroa o trabalho desenvolvido. "É uma motivação para continuarmos trilhando esse caminho", destaca.

A pesquisa Ciclosoft 2020 ampliou as frentes pesquisadas, incluindo entrevistas com gestores públicos municipais, representantes de organizações de catadores e especialistas que atuam ou possuem influência na gestão de resíduos sólidos. Também foram ouvidos representantes do setor empresarial.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300