Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 04/06/2021. Alterada em 10/06 às 03h00min

Canoas inaugura espaço para pacientes recuperados da Covid

Local, criado no hospital Nossa Senhora das Graças, pretender atender cerca de 100 pessoas por mês

Local, criado no hospital Nossa Senhora das Graças, pretender atender cerca de 100 pessoas por mês


/Gustavo Garbino/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A cidade de Canoas passou a contar com um serviço especializado para atender pacientes que venceram a Covid-19 e que permanecem com sequelas da doença. O Ambulatório Pós-Covid, instalado no Hospital Nossa Senhora das Graças, irá oferecer acompanhamento multidisciplinar e exames.

O serviço será destinado a casos de pacientes adultos que passaram por internação, em UTIs Covid ou leitos clínicos, e permanecem com sintomas após infecção pelo coronavírus. Poderão ser atendidos também pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) que não chegaram a precisar de internação, mas que apresentam complicações no pós-Covid.

A capacidade inicial é de atender 100 pessoas por mês, mas a secretaria municipal da Saúde já estuda a ampliação dos atendimentos, conforme houver aumento da demanda. O encaminhamento dos pacientes acontecerá, exclusivamente, via UBS. No Ambulatório, eles passarão por avaliação de um clínico geral, que determinará as especialidades que deverão atendê-lo. O acompanhamento deve durar até seis meses, período que pode se estender caso seja necessário.

A equipe multidisciplinar é composta por pneumologista, cardiologista, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e clínico geral. Serão oferecidos, ainda, exames laboratoriais, tomografia, raio-x e espirometria (exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões).

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, trata-se de um trabalho pioneiro na região metropolitana e um dos poucos serviços deste tipo no país, que permite concentrar diversas especialidades em um único local. "Hoje o atendimento acontece de forma segmentada na rede pública de saúde. Aqui teremos uma cobertura completa em um ambulatório diferenciado", afirmou.

As sequelas observadas nos pacientes pós-Covid são muitas e envolvem vários órgãos, não apenas os pulmões. Incluem, ainda, fadiga, falta de ar, dores de cabeça, perda de olfato e paladar, palpitações, tromboses, dificuldade raciocínio e problemas de memória. Podem envolver também manifestações psiquiátricas, como ansiedade e depressão.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300