Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 06/05/2021. Alterada em 06/05 às 18h05min

Prefeitura de Tramandaí esclarece sobre manchas escuras na areia

Cidades - Tramandaí - Ronildo Franco

Cidades - Tramandaí - Ronildo Franco


/Ronildo Franco/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O aparecimento de manchas pretas na faixa de areia das praias de Tramandaí, no Litoral Norte, tem causado curiosidade em quem transita pelo local. Moradores e turistas relataram o surgimento de manchas e pedras escuras em alguns pontos da orla da cidade. Nos relatos, as pessoas teriam apontado para possíveis vestígios de petróleo despejado na faixa de areia.
 De acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Tramandaí, estes vestígios tratam-se de sedimentos de origem paludosa, ou seja, de áreas encharcadas, chamado de pântanos costeiros. Esses sedimentos estão há muito tempo cobertos e compactados pelos sucessivos movimentos de transgressão e regressão do mar, que acabou por cobrir estes ambientes com areia marinha há milhares de anos.
 Estes afloramentos ocorrem frente aos eventos meteorológicos associados a passagem de frentes frias, que promovem intensa erosão da faixa de praia, fazendo com que porções mais superficiais afloreçam, geralmente na porção próximo a zona de varrido das ondas, em locais onde há ocorrência deles.
Segundo técnicos da secretaria, é normal a aparição deste tipo de material nesta época do ano. Eles ratificaram que as manchas não se tratam de qualquer tipo de derivados de petróleo.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300