OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 30 de Abril de 2021.

Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas, tem nova iluminação

Chamada de 'coração' da cidade, área de lazer recebeu estruturas maiores e lâmpadas de LED de 75 watts

Chamada de 'coração' da cidade, área de lazer recebeu estruturas maiores e lâmpadas de LED de 75 watts


/Gustavo Vara/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O chamado "coração" de Pelotas está com nova iluminação. O novo sistema, concluído na praça Coronel Pedro Osório, foi entregue, simbolicamente, pela prefeita Paula Mascarenhas ao uso da comunidade pelotense e visitantes em um ato nesta semana. 
O chamado "coração" de Pelotas está com nova iluminação. O novo sistema, concluído na praça Coronel Pedro Osório, foi entregue, simbolicamente, pela prefeita Paula Mascarenhas ao uso da comunidade pelotense e visitantes em um ato nesta semana. 
A praça é ponto de partida ou passagem de cinco vias públicas: rua 15 de Novembro, Marechal Floriano, Padre Anchieta, Lobo da Costa, Félix da Cunha e Barão de Butuí. É o coração da cidade, com oito entradas de acesso à área central, onde se localiza a Fonte das Nereidas - chafariz importado da França em 1873 pela Companhia Hidráulica Pelotense. A praça Coronel Pedro Osório está inserida no Centro Histórico - conjunto com itens, a exemplo da arquitetura, reconhecidos como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os canteiros principais receberam a instalação de oito postes metálicos de 9 metros. Nos oito caminhos internos que convergem ao chafariz, foi implantada iluminação ornamental em 148 estruturas com 4,5 metros de altura. O sistema de iluminação em LED produz luz branca, fria, com maior alcance para visualização. É mais econômico em consumo e durabilidade, além de gerar mais claridade. Os postes ornamentais receberam luminárias de 75 watts e refletores de 150. Cada estrutura foi equipada com quatro luminárias.
No entorno, os 34 pontos de luz nos postes foram substituídos por LED. Os recursos para a execução do projeto são oriundos do PAC Mobilidade Urbana. "É mais um projeto que vira realidade, assim como vários no entorno da própria praça, como a transformação do Calçadão, da Marechal Floriano, da iluminação do Mercado, da avenida Saldanha Marinho e do Largo de Portugal, das ruas General Osório e Marechal Deodoro, dentre outras", lembra o secretário Roberto Ramalho.
A execução do projeto de iluminação em LED esteve sob responsabilidade do município, por meio da secretaria de Planejamento e Gestão e realizado por uma empresa privada, contratada via licitação. O secretário Roberto Ramalho comenta que a cidade está recebendo uma área totalmente iluminada, tanto no seu interior como no entorno." A noite, agora, vira dia na Praça Coronel Pedro Osório. Isso representa mais segurança para os cidadãos e carinho com a cidade", completou Ramalho.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br