O UCSGraphene, fábrica de grafeno instalada pela Universidade de Caxias do Sul, conseguiu credenciamento da unidade de negócios pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que atua no fomento à inovação na indústria brasileira. Dessa forma, empresas ligadas ao segmento automotivo poderão desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto à unidade da UCS, com financiamento da Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030, iniciativa governamental de apoio à cadeia de fornecedores do setor em todo o Brasil.
Ao todo, são 28 unidades Embrapii na rede, ligadas a projetos de mobilidade e logística, e 65 credenciadas em geral no Brasil. A planta de grafeno da UCS tornou-se a primeira unidade Embrapii/MCTI da serra gaúcha a receber a autorização. Como credenciada, a fábrica atenderá à cadeia automotiva no desenvolvimento de materiais avançados, de compósitos e nanocompósitos de alto desempenho, e na melhoria de processos produtivos de componentes, com estudos para a aplicação em escala industrial.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, destaca a geração de resultados econômicos e sociais promovida pela relação da produção industrial com o desenvolvimento tecnológico na Universidade. "Os benefícios dentro do ecossistema de inovação ocorrem, em nível local e nacional, pela disponibilização de novas tecnologias ao mercado e pelo potencial de aumento da empregabilidade", ressalta.
De um total de 36 projetos financiados nesta etapa do Rota 2030, 11 serão desenvolvidos na UCSGraphene, com aporte de R$ 3 milhões da Embrapii. Com a coparticipação das empresas, o valor total em pesquisa na unidade pelo programa pode chegar a R$ 7 milhões.