Começou a funcionar nesta segunda-feira, em Santa Cruz do Sul, o terceiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O serviço, instalado ao lado da secretaria de Educação, vai atender famílias não cobertas pelos centros da zona sul e também a população residente no meio rural.
Para receber o novo serviço, duas salas foram adequadas e ganharam pintura nova, divisórias, troca de piso e instalação de internet e telefonia. A equipe destacada para trabalhar no local é composta por duas assistentes sociais, um psicólogo, um estagiário, além de quatro entrevistadores e a coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico). A coordenação geral do Cras Central será desempenhada interinamente pela diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming.
Com a abertura do Cras, o município está mais perto de conquistar a gestão plena na área da assistência social, a exemplo do que já ocorre na saúde em Santa Cruz do Sul. Para que isso ocorra ainda é necessário colocar em funcionamento um quarto equipamento. "Estamos atendendo a uma necessidade e nos adequando à lei federal, que estabelece que todos os bairros precisam estar vinculados a um Centro de Assistência Social", comemorou a prefeita, Helena Hermany.
Com a criação do Cras Central, o plantão social que ocorria junto ao ginásio poliesportivo deixa de existir, e o novo equipamento passa a absorver a demanda de atendimentos das regiões próximas. Para incrementar o serviço, uma equipe volante irá atuar no atendimento descentralizado, percorrendo locais de difícil acesso e fazendo a busca ativa dessas famílias para oferecer os serviços de proteção social básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.