OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MUNICÍPIOS Notícia da edição impressa de 09 de Abril de 2021.

Pelotas inicia projeto voltado à primeira infância

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas e o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Flávio Ferreira, deram in[icio ao projeto piloto de Rotas Acessíveis e Centralidade nos Bairros. A inciativa atende à proposta da Rede Brasileira Urban95, da qual Pelotas e outras 13 cidades fazem parte.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas e o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Flávio Ferreira, deram in[icio ao projeto piloto de Rotas Acessíveis e Centralidade nos Bairros. A inciativa atende à proposta da Rede Brasileira Urban95, da qual Pelotas e outras 13 cidades fazem parte.

A proposta do município, desenvolvida pelos arquitetos urbanistas Guto King e Carmen Roig, traz um plano para as crianças e seus cuidadores, dentro do eixo de espaços públicos previsto pela rede. O projeto piloto contemplaria melhorias na região da rua Mário Peiruque, entre a Bom Jesus e o Jardim Europa.

As primeiras definições do Plano de Rotas Acessíveis apresentaram intervenções urbanas no local escolhido, apontando melhorias para a etapa de espaços de convivência como micropraças, bancos, árvores, paisagismo, espaços lúdicos e brinquedos. Uma segunda etapa dará conta da realização da Centralidade de Bairro (identificação e delimitação de um pequeno centro daquela localidade).

O projeto ainda está em fase de detalhamento e de integração com outras secretarias municipais, para posterior busca de recursos e execução. "A cidade passará  a ser algo muito mais integrado com as crianças e as famílias que estão ao seu entorno. O próximo passo será uma reunião intersetorial com os demais órgãos do município, que também estarão envolvidos nesta construção, para começarmos a operacionalizar o projeto", explicou o secretário Flávio Ferreira.

A Rede Brasileira Urban95, lançada no ano passado, é uma parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, visando estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a primeira infância no Brasil. A iniciativa busca promover mudanças nos espaços públicos e nas oportunidades que moldem os primeiros cinco anos da vida das crianças. O projeto funciona em diversas cidades brasileiras.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br