Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 08/04/2021. Alterada em 08/04 às 03h00min

Com superlotação, cemitério de Taquara será ampliado

A ampliação do Cemitério Municipal de Taquara, localizado no bairro Cruzeiro do Sul, teve início nesta semana. Segundo o secretário da pasta, Bruno Cardoso, após a limpeza de toda área, a equipe fará a preparação do terreno para a construção das gavetas.

O secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana, lembra que a última ampliação do cemitério ocorreu há mais de 10 anos. Desde então, o local não recebeu intervenções, seja através de aquisição de área ou de um edital para remoção de ossadas em túmulos abandonados. "A ampliação do cemitério e a intervenção através de um edital de remoção de ossadas são necessidades urgentes constatadas pela atual administração", afirma.

Para operacionalizar essas ações a secretaria iniciou as tratativas para a aquisição de uma área lindeira ao cemitério com os herdeiros de Ary Waldemar Schmidt, através de uma permuta com uma área do município de Taquara não havendo dispensa de valores em moeda corrente. "Ressalta-se que ambos os imóveis possuem valores equivalentes e o negócio gira em torno de R$ 240.000,00", informa Campana. Ele afirma que não há relação entre as mortes durante a pandemia e a obra pois, segundo o secretário, a ampliação já estava prevista para acontecer.

Mesmo antes de consumada a aquisição do imóvel, os técnicos do Planejamento formalizam projeto para a edificação de gaveteiros ao longo de todo o perímetro que está sendo adquirido, bem como formalizam edital para remoção de ossadas e túmulos abandonados que darão um grande incremento ao Cemitério Municipal. "A superlotação do nosso cemitério era uma demanda urgente e que nos preocupava. Conseguimos, em um curto espaço de tempo, encontrar uma solução", destaca a prefeita Sirlei Silveira.

"Desta forma, busca-se no início da gestão o enfrentamento de um passivo histórico esquecido, mas que dará tranquilidade aos munícipes e à administração pelos próximos anos. Em relação à formalização e quantitativos para a edificação dos gaveteiros as estimativas ainda não estão finalizadas. Por fim, a intenção da administração é da forma mais célere e, dentro da legalidade, operacionalizar a obra", reforça o secretário Luciano.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300