Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 24/03/2021. Alterada em 24/03 às 03h00min

Ponte sobre o rio Vacacaí-Mirim será recuperada em Santa Maria

Uma ponte importante sobre o Rio Vacacaí-Mirim, que fica na localidade de Banhados, no distrito de Santa Flora, interior de Santa Maria, começa a ser recuperada. A prefeitura deu início à recuperação parcial da estrutura para melhorar a trafegabilidade de caminhões, que transportam a safra de grãos, veículos particulares, ônibus escolares e máquinas agrícolas.

Os trabalhos tiveram início com a produção de pranchas, que foram feitas a partir de toras de madeira de eucalipto doadas pelo Estado, através da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). A recuperação parcial da ponte consiste na substituição de mais de 150 pranchas quebradas, trilhos, vigas e estacas. A mão de obra também tem a parceria dos produtores da localidade, para ajudar nos serviços de substituição das madeiras.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a ponte, que fica no limite dos municípios de Santa Maria e São Gabriel, teve a última recuperação completa da estrutura em 2015. "Assim que parar a chuva e o tempo permitir, vamos deslocar até o local uma escavadeira hidráulica para fazermos a substituição de vigas e travessas da ponte, pois é preciso suspender a estrutura para poder fazer a troca na parte de baixo", explica.

Um projeto para reconstrução total da ponte de Banhados também já foi feito, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esse projeto prevê a construção de uma ponte de concreto com 60 metros, mesmo tamanho da ponte atual, com duas pistas de trafegabilidade, o que não é possível com a atual estrutura. O projeto está em fase de captação de recursos, e o Executivo municipal está em tratativas com deputados estaduais e federais para tentar que os recursos sejam repassados por meio de emendas.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300