Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 22/02/2021. Alterada em 22/02 às 03h00min

Prontuário de pacientes será eletrônico em Taquara

Com o intuito de potencializar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a secretaria de Saúde de Taquara está iniciando um processo de informatização, implantando o prontuário eletrônico G-MUS, em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a secretária da pasta, Ana Maria Rodrigues, a prefeitura já possuía este sistema de informação, mas somente uma UBS estava utilizando. A intenção é que até maio, o sistema esteja implantado em todas as 15 unidades de saúde, promovendo maior racionalidade no atendimento.

Ao assumir o cargo na secretaria, ela percebeu a inexistência de um serviço informatizado interligado entre as UBSs. Foi realizado um contato equipe de TI para organizar a proposta de implantação imediata do prontuário eletrônico e a utilização de 100% dos postos de saúde do município. "Mais um planejamento que nós, há um mês à frente da secretaria, começamos a operacionalizar. É muito importante numa gestão de saúde a informatização e o G-MUS é uma potencial ferramenta de informática que contempla todos os setores, dando a possibilidade de regulação, imunização, controle de veículos, sistema de frotas, enfim fazer toda a gestão da secretaria", explica Ana.

O pedido para a implementação de um sistema informatizado nas secretarias municipais de saúde do país veio em 2019 pelo Ministério da Saúde. O ministério emitiu diversas portarias regrando o prontuário eletrônico. Conforme explica Ana Maria, o sistema será interligado com o E-SUS, que é a ferramenta de gestão de informação utilizado para converter os dados para a base nacional. "O prontuário será o que fazemos hoje com as fichas de atendimento ambulatorial no papel. Todas as informações, todo cadastro do usuário do SUS de Taquara será enviado para dentro do sistema. Assim, onde o paciente circular, será registrado", afirma a secretária.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300