Lajeado apresentou queda nos índices de criminalidade em 2020 - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SEGURANÇA Notícia da edição impressa de 08/01/2021. Alterada em 11/01 às 03h00min

Lajeado apresentou queda nos índices de criminalidade em 2020

Estratégias adotadas pelas forças de segurança surtiram efeito na cidade

Estratégias adotadas pelas forças de segurança surtiram efeito na cidade


/MARCELO G. RIBEIRO/ARQUIVO/CIDADES

Com base na análise estatística dos indicadores criminais monitorados pelo Sistema Avante, da Brigada Militar, na área de cobertura dos 26 municípios do 22º Batalhão de Polícia Militar, verificou-se uma redução nos indicadores criminais neste grupo de municípios, conforme levantamento apresentado. Se levado em conta apenas a cidade Lajeado, também houve redução em alguns indicadores.

A maior redução em Lajeado ocorreu no crime de roubo a residência, com 64,70% de redução em 2020 em comparação com 2019. Furtos de veículos teve a segunda maior redução, com 51,70% a menos de ocorrências. Roubo de veículos teve uma redução de 48,70%. Já o roubo a a estabelecimentos teve redução de 41%, e aos pedestres caiu 22,70%. Já os homicídios, entre 2019 e 2020, reduzir 5,3%.

Para o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, a redução nos índices de criminalidade se deve às estratégias adotadas pelas forças de segurança, que passaram a se reunir mensalmente para analisar conjuntamente os dados da criminalidade e estabelecer as ações a serem adotadas. "Realizamos operações integradas semanalmente, reunindo as fiscalizações do município e as polícias, adotando a estratégia das janelas quebradas, ou seja, evidenciando a presença do município e estado em todos os locais da cidade e evitando aquela sensação de abandono do poder público em locais que antes não recebiam tanta atenção", explica

Locatelli destaca que Lajeado está começando a colher os frutos quando, ainda em 2019, a prefeitura decidiu enfrentar o problema da segurança pública como prioridade. "Construirmos um plano de ação conjunto, tanto das forças de segurança e justiça, quanto na área de prevenção, trazendo para a cidade diversas iniciativas que funcionaram em outras cidades do mundo. Assim nasceu o Pacto Lajeado Pela Paz, que tem como foco disputar com o crime todas as crianças e adolescentes, para que possam se desenvolver sem se envolver com a violência e com as drogas" afirma.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300