OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 21 de Dezembro de 2020.

Hospital de Pelotas consegue verba para centro cirúrgico

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foi contemplado com verba de emenda parlamentar para ampliação e qualificação do Centro Cirúrgico. Os valores, que soma R$ 1.250 milhão serão utilizados para reabertura de uma sala cirúrgica e aquisição de equipamentos para outras três salas.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foi contemplado com verba de emenda parlamentar para ampliação e qualificação do Centro Cirúrgico. Os valores, que soma R$ 1.250 milhão serão utilizados para reabertura de uma sala cirúrgica e aquisição de equipamentos para outras três salas.

Referência do Pronto Socorro (PS) Municipal, o Centro Cirúrgico realiza, por exemplo, cirurgias eletivas, de urgência, de emergência e de maternidade. "É um setor essencial às atividades realizadas no PS, que não poderiam existir enquanto serviço sem contar com essa retaguarda", explica o diretor de assistência, médico Edevar Machado Júnior.

O Centro é composto por sete salas cirúrgicas mas, atualmente, seis estavam em funcionamento devido à falta de equipamentos. Em 2019, o espaço foi responsável por realizar, em média, 658 cirurgias ao mês. Com o acréscimo da sétima sala, a estimativa é aumentar o número para mais 110 cirurgias por mês.  De acordo com o diretor de gestão, administrador Maurício Karini, a verba será utilizada para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia como foco cirúrgico de teto, microscópio cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida, aparelho de anestesia, bisturi elétrico, monitor multiparâmetro e mesa cirúrgica.

O Hospital Universitário de Pelotas é um dos mais relevantes para região por sua atuação integral no SUS e por comportar a área de pronto atendimento, referência para 21 municípios e quase um milhão de habitantes. "Nosso hospital é referência dentro do SUS por tudo o que ele faz. Não só pela atenção hospitalar, mas também pela atenção ambulatorial na rede como um todo", explica Machado.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br