Hemocentro de Pelotas volta a fazer apelo por doações - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 14/12/2020. Alterada em 16/12 às 03h00min

Hemocentro de Pelotas volta a fazer apelo por doações

O estoque do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está, mais uma vez, em nível crítico. Segundo a direção do Hemopel, o armazenamento necessário de sangue está cerca de 90% abaixo. A dificuldade é em relação a todos os tipos sanguíneos, especialmente O e O-.

O número de doações é muito menor desde o início da pandemia e, consequentemente, a capacidade de atendimento dos três hospitais da cidade - São Francisco de Paula, Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e Beneficência Portuguesa -, e de outros 24 municípios da região Sul e da Campanha, abastecidos pelo HemoPel. Esse conjunto de fatores tem dificultado o repasse de bolsas para os pacientes.

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com outras com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. O processo todo, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação, dura pouco mais de 30 minutos. A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam da autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, necessita estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300