Programa de monitoramento das águas do Rio dos Sinos é lançado - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Alterada em 04/12 às 03h00min

Programa de monitoramento das águas do Rio dos Sinos é lançado

Coleta de amostras é realizada,atualmente, em 24 pontos de monitoramento localizados em 16 municípios

Coleta de amostras é realizada,atualmente, em 24 pontos de monitoramento localizados em 16 municípios


/Brayon Coutinho Marques/Divulgação/cidades/JC

O Consórcio Pró-Sinos lançou, nesta quinta-feira (3), um programa inédito de monitoramento espacial das águas do Rio dos Sinos. O objetivo é reunir em uma plataforma digital informações sobre as condições ambientais da bacia hidrográfica da região a partir de parâmetros qualitativos e quantitativos. Além disso, o projeto deve ser uma fonte de conteúdos sobre o tema. "É um momento muito importante para a história do Consórcio Pró-Sinos, para a bacia e também para as nossas comunidades", destacou o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. A cerimônia foi realizada em Nova Santa Rita.

O programa permitirá ao Pró-Sinos criar uma série histórica sobre o comportamento das águas coletadas na bacia e que chegam ao Rio dos Sinos. As informações poderão auxiliar os gestores no planejamento, na fiscalização e em ações que envolvam o meio ambiente na região. Atualmente, a entidade realiza coleta de amostras e mede parâmetros de qualidade em 24 pontos de monitoramento distribuídos em 16 municípios do Vale dos Sinos.

Ao mesmo tempo, recebe dados quantitativos (nível, vazão e pluviosidade) de estações de medição da Agência Nacional de Águas (ANA), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Todos esses dados são lançados na plataforma digital, que permite uma consulta rápida e clara das condições de cada ponto monitorado.

Para Leonardo Pascoal, o programa possibilitará aos municípios consorciados um mapa mais completo da situação ambiental do Rio dos Sinos, permitindo agir na correção de problemas de uma forma mais ágil e precisa. "Os dados coletados nos possibilitam antecipar o comportamento do rio, agindo com mais acerto nas situações de cheias ou estiagens, ou nos casos em que a qualidade das águas apresente comprometimento", detalhou.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300