OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TECNOLOGIA 04 de Dezembro de 2020 às 03:00.

Protásio Alves terá 100% de cobertura de fibra óptica

Projeto vai instalar 237 quilômetros de fibra óptica no município

Projeto vai instalar 237 quilômetros de fibra óptica no município


Sonia Reginato/C+C/Cidades
O projeto Protásio Digital iniciou com o objetivo de levar o que há de mais moderno e confiável em sinal de internet e transmissão de dados à população. Chegando a quarta e última etapa, o município de Protásio Alves terá 100% de cobertura por fibra óptica.

O projeto Protásio Digital iniciou com o objetivo de levar o que há de mais moderno e confiável em sinal de internet e transmissão de dados à população. Chegando a quarta e última etapa, o município de Protásio Alves terá 100% de cobertura por fibra óptica.

As comunidades a serem contempladas pelo projeto são: Primavera, Povoado Fonseca, Chimarrãozinho e Santa Líbera. Além da fibra óptica, também houve a colocação de 200 postes. Quando da conclusão, serão será 237 quilômetros de fibra óptica instalada em Protásio Alves.

Hoje, Protásio Alves possui duas interligações por fibra óptica com Nova Prata: pela Linha Quinze de Novembro e por São Miguel. Nesta etapa do projeto haverá uma nova através de Campo Alto e Fazenda da Pratinha.

"Hoje, o acesso à internet através de conexão de qualidade é fundamental para trabalhar, estudar e se relacionar. Para os que produzem no interior, a internet é uma ferramenta que abrange a pesquisa e a divulgação até chegar à emissão da nota fiscal. Durante a pandemia do coronavírus tornou-se ainda mais importante para todos", comenta o prefeito José Spanhol.

O Protásio Digital foi pioneiro e premiado. Em 2018 recebeu da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) o prêmio de primeiro lugar em Boas Práticas na Agricultura.

Para chegar a cobertura total da área do município, foram várias etapas: diagnóstico da necessidade de internet; levantamento das possibilidades existentes; audiência pública com a população; desenvolvimento de projeto; consulta acerca da legalidade pertinente; criação de lei específica para possibilitar autorização legislativa para execução do projeto; licitação para cessão de uso dos cabos; licitação para aquisição dos cabos de fibra óptica e fiscalização das obras da empresa executora.

"O Protásio Digital não levou apenas a fibra óptica ao interior do município, também levou condições para que quem vive lá permaneça e tenha mais qualidade de vida", finaliza Spanhol.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br