Projeto de sede cultural é apresentado a quilombolas de Lajeado - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CULTURA Notícia da edição impressa de 30/11/2020. Alterada em 01/12 às 03h00min

Projeto de sede cultural é apresentado a quilombolas de Lajeado

A prefeitura de Lajeado, em conjunto com a Univates, realizaram uma reunião com a comunidade quilombola do bairro Planalto, para apresentação do projeto de uma sede cultural. O projeto iniciou em 2019 com estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, que realizaram oficinas culturais e visitas às famílias quilombolas para idealizar as possíveis programações e atividades da futura Sede Cultural. Em 2020, em razão da pandemia do coronavírus, a aproximação dos estudantes com a comunidade ocorreu de forma virtualizada.
A próxima etapa será de responsabilidade da prefeitura, que fará um orçamento do projeto. A responsabilidade técnica e a supervisão será por conta da secretaria do Planejamento e Urbanismo. Com o material entregue e a previsão orçamentária, a comunidade quilombola poderá buscar recursos externos e editais de captação de recursos para a execução da proposta, e também buscar parcerias. O município e a Univates seguirão auxiliando a comunidade nos próximos passos para a realização do projeto.
Para Camila da Silva Marques, integrante da comunidade quilombola, a sede cultural será um local de compartilhamento cultural e representatividade negra e um espaço para a realização de atividades como oficinas de dança, culinária, artesanato, grafite, reforço escolar, atividades profissionalizantes e até horta comunitária.
"Nós precisamos de um lugar para representar a cultura Afro no município. O projeto da sede está lindo e acolhedor, dá para sentir a energia que terá no lugar, por isso gostaria de agradecer todos que se envolveram no projeto. Afinal a sede não será só dos quilombolas, mas de todos os lajeadenses", disse Camila.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300