A prefeitura de Esteio entrega, nesta quinta-feira, o Espaço Mundo, um local destinado ao atendimento, orientação e escuta a imigrantes e refugiados que vivem no município. A sala, localizada na secretaria municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, conta com uma estrutura para permitir que as pessoas possam, por conta própria, desenvolver atividades e projetos ou acessar a rede de serviços do Município.
A ideia de criar o espaço surgiu de uma necessidade identificada pela prefeitura de ter um espaço próprio para atender os imigrantes, no qual eles também pudessem usar o computador para acessar a Internet e desenvolver diferentes ações, como participar de atividades online, assistir aulas de cursos a distância, fazer pesquisas, confeccionar currículos, encaminhar documentos, buscar oportunidades de trabalho ou até mesmo desenvolver projetos de lojas virtuais, por exemplo. A Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados doou cinco computadores e uma impressora para uso no local, enquanto a InBetta colaborou com parte do mobiliário.
A estimativa da prefeitura é que mais de 800 refugiados e imigrantes estejam, atualmente, vinculados aos serviços municipais, número que muda com frequência em função da própria característica dos deslocamentos migratórios. Eles são provenientes de países como Cuba, Haiti, Palestina, Peru, República Dominicana, Senegal, Síria, Uruguai e Venezuela. A nova sala é uma consequência de um processo que teve início com a "Operação Venezuela", que promoveu o acolhimento de um grupo de 224 refugiados venezuelanos que ingressaram no País, dentro da ação de interiorização promovida pelo governo federal no segundo semestre de 2018.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.