Após prejuízos com a seca, São Gabriel decide decretar situação de emergência - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ESTIAGEM Notícia da edição impressa de 26/11/2020. Alterada em 26/11 às 03h00min

Após prejuízos com a seca, São Gabriel decide decretar situação de emergência

A prefeitura de São Gabriel decretou situação de emergência na área rural do município, em razão da falta de chuvas em várias localidades do interior de São Gabriel. O prefeito Rossano Gonçalves assinou o decreto com base em parecer técnico da Defesa Civil, que apontou perdas na agroindústria e pecuária tendo como consequência, ainda, situações que afetam o meio ambiente.

 De acordo com o prefeito, a administração também levou em conta dados de instituições como Emater, que apontaram redução de 30% na área de plantio de arroz e conclusão de apenas 50% da área de soja devido a falta de água estocada em barragens e nos rios. Em 115 dias, de acordo com a Defesa Civil, o município de São Gabriel contabilizou um déficit de chuva que chega a 245 milímetros em relação ao mesmo período do ano passado, quando também enfrentou problemas com a falta de chuva. O levantamento aponta que São Gabriel já contabiliza um prejuízo econômico de R$ 17 milhões, mas o prefeito ressalta que o número é apenas uma projeção inicial, já que o reflexo financeiro deverá ser bem maior com o prolongamento da seca.

Em parceria com o Exército Brasileiro e a empresa São Gabriel Saneamento, a prefeitura iniciou a distribuição de água em caminhões pipas na zona rural. Os primeiros relatórios mostram que mais de 100 famílias, principalmente em assentamentos da reforma agrária, estão sem água potável para consumo humano. Eles também enfrentam dificuldades para irrigar lavouras e hortas para subsistência, assim como a manutenção de bebedouros para os animais.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300