Ações coletam toneladas de resíduos e eletrônicos em Teutônia - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 24/11/2020. Alterada em 24/11 às 03h00min

Ações coletam toneladas de resíduos e eletrônicos em Teutônia

Mais de 900 eletrônicos, como televisões, rádios e telas em geral foram recolhidas; quantidade surpreendeu

Mais de 900 eletrônicos, como televisões, rádios e telas em geral foram recolhidas; quantidade surpreendeu


/Édson Luís Schaeffer/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Duas importantes ações socioambientais movimentaram Teutônia no fim de semana e chamaram a atenção para a destinação correta de resíduos. Ao longo de 11 quilômetros da rodovia ERS-128 (Via Láctea), voluntários coletaram sete toneladas de resíduos por meio da Ação Consciência Limpa. Enquanto isso, no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo, 905 eletrônicos tiveram a sua destinação correta por meio da Ação de Descarte Consciente de Lixo Eletrônico.

Escondida entre a vegetação, a quantidade de lixo e tipo de materiais encontrados novamente surpreendeu os voluntários. Móveis, eletrodomésticos, lonas, animais mortos dentro de sacos ou sacolas, pneus, muitas garrafas de água ou outras bebidas, medicamentos, restos de veículos, entre inúmeros outros, foram encontrados. Ao final, sete toneladas de resíduos foram recolhidas e destinadas ao rumo certo.

Paralelamente, também ocorreu a ação de descarte consciente de lixo eletrônico. Centenas de eletrônicos, como televisores, rádios, telas de computador, entre outros, além de sucatas, cartões magnéticos, celulares, baterias e óleo de cozinha foram coletados junto ao Pavilhão Multiuso. A quantidade coletada, da mesma forma, surpreendeu. Foram dois furgões lotados de materiais recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto. Com isso, este materiais não contaminarão o meio ambiente. Eletrônicos recolhidos ao longo da ERS-128 também já foram remetidos à destinação correta.

Em números, a ação de descarte de lixo eletrônico recebeu 905 itens. Entre esses, destaque para 159 aparelhos de telefone e celulares e 35 carregadores de bateria, 90 cabos, 77 televisores e 73 controles remoto, 41 teclados, 32 rádios, 30 CDs, 29 roteadores, 26 receptores, 20 calculadoras e 257 litros de óleo.

Pela primeira vez as ações ocorreram de forma simultânea, o que foi visto de forma assertiva pelos organizadores. "A parceria na realização das duas ações simultaneamente foi muito bem-vinda e acertadíssima, uma vez que, em virtude da grande movimentação de voluntários, conseguimos dar maior visibilidade na promoção da consciência ambiental e ecológica. Mas, para o nosso meio ambiente é urgente que cada um faça sua parte descartando seu lixo de forma correta e consciente", coloca a vice-presidente da CIC Teutônia, Tânia Schardong, que representa a entidade no Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300